sábado, 10 de outubro de 2020

FASCISTAS DO “AURORA DOURADA” FORAM CONDENADOS PELA JUSTIÇA GREGA COMO UMA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA: A MEMÓRIA DA RESISTÊNCIA A OCUPAÇÃO NAZISTA DO PAÍS AINDA ESTÁ BEM VIVA!

Um tribunal penal grego condenou o fundador do partido fascista “Aurora Dourada”, Nikos Mijaloliakos e outros 5 líderes do mesmo contexto político, como dirigentes de uma “organização criminosa”. Outros 18 membros também foram condenados como membros fascistas. Depois dos julgamentos de Nuremberg, após a II Guerra Mundial, foi a primeira vez na Europa que um partido fascista foi condenado pelos tribunais como criminoso. O que no mínimo reflete uma tendência do capital financeiro europeu em buscar outras alternativas de gerenciamento estatal nesta etapa de crise mundial. Registre-se o fato que a própria Grécia é governada hoje por um partido de “Centro-Direita” (Nova Democracia”), a opção política preferencial da governança mundial das grandes corporações imperialistas.

Aurora Dourada cresceu no início de 2010, no contexto do agravamento da crise econômica do capitalismo, que teve um impacto especial na Grécia.  Tornou-se a terceira força política do país e seus representantes ingressaram no Parlamento em 2012, com suas pistolas automáticas no cinto.No entanto, há pouco mais de 5 anos a abertura do processo judicial levou ao seu declínio eleitoral.  Durante as últimas eleições legislativas, não conquistou nenhum assento no parlamento.A decisão do tribunal impede que grupos fascistas organizem e façam propaganda política porque "o fascismo não é uma opinião, é um crime”, segundo a jurisprudência grega.

Milhares de antifascistas manifestaram-se em frente ao tribunal desde a manhã do dia 7/10 à espera do veredito. Eles montaram alto-falantes para tocar músicas do rapper Pavlos Fyssas, morto em 2013 por um assassino da Aurora Dourada.

Entre os condenados estão Yorgos Rupakias, que assassinou o rapper Fyssas, e Yorgos Pandelis, acusado de possuir explosivos. Além do rapper, os fascistas atacaram vários militantes antifascistas e tentaram assassinar um estudante menor de idade. 

Um de seus alvos eram os imigrantes. Os fascistas assassinaram um jovem paquistanês, Shehzad Luqman. Eles também atacaram alguns pescadores egípcios que quase morreram pelos golpes que receberam e uma casa onde trabalhadores paquistaneses viviam em Lerapetra.No coração e na memória de muitos gregos, a heroica luta encetada pelos partisans para vencer as forças fascistas e nazistas que ocuparam a Grécia na Segunda Guerra Mundial, ainda está bem viva.