segunda-feira, 5 de outubro de 2020

TRUMP REALMENTE TEM COVID OU APENAS UM RESFRIADO DESAGRADÁVEL?

Por Dr. John C. Manley

“A condição do presidente Donald Trump está melhorando enquanto ele está sendo tratado para COVID-19 em um hospital militar... ”, afirmou o boletim dos especialistas médicos divulgado pela mídia. No entanto, ele realmente tem COVID-19? Essa doença sempre envolta em informações falsas, parece adquirir uma definição cada vez mais ampla a cada mês da pandemia, em breve, apenas respirar será um sinal de que você tem COVID-19.

Em dezembro de 2019, apenas as pessoas com pneumonia eram classificadas com essa doença. O jornal “Cellular & Molecular Immunology” registrou que COVID-19 foi inicialmente chamada de "pneumonia de Wuhan". Cientistas chineses mais tarde renomearam o vírus como "nova pneumonia infectada por coronavírus (NCIP)". Assim, passamos de uma doença definida como pneumonia com risco de vida para uma definição agora tão ampla que inclui dor de cabeça, calafrios, perda do paladar, zumbido nos ouvidos, etc..como confirma o CDC( norte-americano, NDR).

O Dr. Gerald Evans, chefe da divisão de doenças infecciosas da Queen’s University, declarou ao National Post: “O fato de [Trump] ter características preocupantes como febre alta e hipoxemia (baixos níveis de oxigênio no sangue) no início de sua doença sugere a possibilidade de que um segundo curso mais grave ainda possa ocorrer no futuro.” Hipóxia?  De acordo com a Mayo Clinic, Trump precisaria mergulhar abaixo de 90% antes de merecer esse rótulo;  no entanto, a CNN relata que seu nível de oxigênio caiu apenas 93%. 93% não é realmente tão baixo.  Eu tenho que me perguntar se a equipe médica de Trump tem verificado regularmente seus níveis de oxigênio antes de seu diagnóstico (a fim de ter uma linha de base).

Meu oxímetro mostra que meus níveis de oxigênio chegam a 96% (em repouso) regularmente. Tenho um pouco mais da metade da idade de Trump e faço uma corrida de 7 km por dia (de boca fechada). Portanto, se a saturação de oxigênio de um homem de 74 anos de idade altamente estressado cair para apenas 3% menos que a minha, não vou soar o alarme COVID.

Apesar da crença popular, o nível de saturação sanguínea de 99% ou 100% pode ser um sinal de doença.

"Uma saturação de oxigênio de 100 por cento sugere que a ligação entre os glóbulos vermelhos e as moléculas de oxigênio é muito forte, reduzindo a capacidade das células do sangue de fornecer oxigênio aos músculos, órgãos e tecidos", escreve o especialista em respiração mundialmente conhecido Patrick McKeown em sua resenha “The Oxygen Advantage. “Precisamos do sangue para liberar oxigênio, não para mantê-lo”.

Em outras palavras, uma queda no O2 no sangue costuma ser um sinal de que suas células estão absorvendo mais oxigênio, nem sempre necessariamente que seus pulmões estão fornecendo menos. O fato de algumas pessoas conseguirem manter uma leitura de 99% é realmente mais alarmante para mim. É um sinal de que suas células podem não estar absorvendo oxigênio suficiente de sua corrente sanguínea.

Portanto, se Trump está mantendo apenas 93%, como informou o boletim oficial, ele não tem hipóxia, pneumonia ou uma condição respiratória grave. Naquela época anterior a pandemia, no final do ano passado e começo deste, se alguém estivesse infectado com um coronavírus e estivesse com falta de ar, você sabe o que diríamos que ele tinha? O frio comum a um inverno rigoroso.

“Goldman’s Cecil Medicine”, diz que 15% dos resfriados são causados ​​por coronavírus. Mas o resfriado comum não mata pessoas, certo? Sim. “A maioria das pessoas se recupera em cerca de 7 a 10 dias em resfriados comuns”, diz o CDC (organismo sanitário dos EUA, nota da redação). “No entanto, pessoas idosas, com sistema imunológico enfraquecido, asma ou problemas respiratórios podem desenvolver doenças graves, como bronquite ou pneumonia, e morrerem em consequência de um simples resfriado.”

COVID-19 é possivelmente um novo nome assustador para o resfriado comum (que às vezes se torna mortal). A história pode olhar para trás e ver todo esse sensacionalismo sobre um presidente estar resfriado e dar uma boa gargalhada. Meu palpite é que o Sr. Trump logo estará de volta ao Salão Oval da Casa Branca.