quinta-feira, 12 de novembro de 2020

ACORDO DE PAZ ARMÊNIA AZERBAIJÃO: NAGORNO- KARABAKH CADA VEZ MAIS PRÓXIMO DE ERDOGAN


A Armênia está em uma profunda crise política após perder a guerra em Nagorno-Karabakh e assinar um vergonhoso “acordo de paz” com o Azerbaijão, sob os auspícios de Putin. Apesar das afirmações do Primeiro-Ministro armênio Nikol Pashinyan de que "o perdedor é apenas aquele que se considera derrotado", firmar o acordo de paz era na verdade o mínimo que a Armênia poderia fazer para salvar uma situação que estava se tornando mais insustentável para Yerevan (capital da Armenia) a cada dia que passava. Por sua vez, o Azerbaijão, que estava prestes a capturar a maior cidade regional, Stepanakert, e cortar o corredor de Lachin que ligava a Armênia a Nagorno-Karabakh, foi forçado a aceitar a desaceleração devido à intervenção da diplomacia russa e do destacamento de forças militares de paz russas que atualmente ocupam posições em Karabakh.

Como o regime armênio conseguiu perder a maior parte de Nagorno-Karabakh? A ordem dos acontecimentos é fundamental para entender esta questão. Em 2018, um “golpe colorido” pró-ocidental (OTAN) ocorreu na Armênia, que assistiu a queda do governo. Nikol Pashinyan, um ativista "democrático" financiado por Soros na época, se tornou o líder máximo do país por meio de protestos multitudinários e da prisão de oponentes políticos do governo deposto. Desde então, o governo Pashinyan demostrou uma faceta real, ele não têm autoridade política, já que teve até de organizar motins em massa para tentar fazer cumprir seus planos militares. A situação econômica, política e econômica na Armênia continuou a se deteriorar, apesar do governo "democrático" pró-Ocidente no poder estatal afirmar que teria a ajuda financeira do imperialismo, fato que nunca se configurou.

Uma área em que o governo treinado por Soros foi bastante eficaz, no entanto, foi na disseminação da histeria anti-russa, e por dois anos a principal política externa e interna da Armênia se concentrou em se distanciar do governo da Rússia, que, no entanto, continua a ser seu único aliado real  e o fiador da condição do Estado armênio.

Ao longo de todos esses anos, o Azerbaijão estava se preparando ativamente para um impulso militar para retomar os territórios de Nagorno-Karabakh, que havia perdido durante a guerra de Karabakh em 1988-1994. Depois de “medir forças” em algumas ocasiões diferentes, a mais recente das quais ocorreu em julho de 2020, os militares do Azerbaijão com o apoio de especialistas militares turcos e grupos jihadistas sírios apoiados pela Turquia lançaram uma operação militar em larga escala na região em 27 de setembro deste ano.

As forças armênias mal preparadas, oprimidas nos campos de obras, sem equipamento moderno e poder de fogo, foram derrotadas após cerca de um mês e meio de guerra, o marco final ocorreu no último 9 de novembro. O Azerbaijão havia estabelecido o controle total da fortaleza chave de Shusha, que supervisiona o  capital da República Armênia de Nagorno-Karabakh (também conhecida como Artsakh), Stepanakert. Ao longo dessa fase “perdida” da guerra, a Armênia tentou uma oferta muito questionável de “multipolaridade”, procurando obter ajuda de qualquer direção, sem tentar restaurar suas relações com Putin em Moscou.

Essencialmente, nenhuma força bélica significativa, equipamento ou “hardware de fogo” foi realmente implantado da Armênia para lutar em Nagorno-Karabakh.  Quaisquer que sejam as forças presentes em Karabakh, lutaram, com apoio limitado da "Armênia continental".  Além disso, oficialmente, a Armênia não enviou nenhuma de suas tropas regulares para lutar.  O que havia em vez disso?  Transmissões ao vivo de Nikol Pashinyan no Facebook e várias declarações de relações públicas alegando contra-ataques vitoriosos pelas forças armênias.

A falta de qualquer ação real foi coberta por uma campanha muito ampla e barulhenta na mídia pedindo a outros países que reconheçam Artsakh como um país independente, esperando que isso aconteça e que o governo armênio não precise fazer nada por conta própria. Ironicamente, enquanto a Armênia exigia que o mundo reconhecesse Artsakh como um Estado independente, ela própria, como um Estado, deu zero passos nessa direção. Esses fatores levaram a Armênia a perder a guerra, mas ainda assim mantendo seu establishment dominante.

O acordo de paz, que foi uma "decisão muito, muito difícil" de acordo com Pashinyan, é um fato consumado, ele agora está lutando para encontrar a quem culpar, diante da imensa insatisfação popular em seu país com o acordo. Pashinyan está culpando outras autoridades internacionais, outros países por não reconhecerem Artsakh como um país independente, seus próprios militares por não fazerem o suficiente e, com certeza, a falta de apoio da Rússia, que veio para resgatar os armênios de uma derrota ainda mais humilhante.

Não se sabe exatamente onde Pashinyan está agora. Ele fugiu do prédio do governo em meio a protestos exigindo sua renúncia e agora está focado principalmente em fazer transmissões ao vivo vitoriosas no Facebook.Se as “forças patrióticas” não tomarem o poder na Armênia e o governo controlado por Soros e liderado formalmente por Pashinyan,  permanecer à frente do regime, a destruição do Estado armênio continuará nos próximos anos. Em algum momento, esse processo pode se tornar irreversível, e o país se tornar uma colônia da OTAN.

Quanto à parte restante do Artsakh, sua segurança agora é garantida pela presença militar russa. Portanto, Stepanakert e áreas próximas, incluindo o corredor Lachin, tornaram-se apenas áreas de influência russa e um maior desenvolvimento social, político e econômico da região não será possível sem o envolvimento cada vez maior da Rússia. Já o Azerbaijão solidificará seus laços com o reacionário regime turco de Erdogan, que pretende estender sua influência política e militar da Síria, passando pela Ásia e África até chegar a Europa Ocidental... o neokalifa promete marcar seu nome na história dos atuais conflitos militares internacionais, porém também atravessa uma grave crise interna, vamos ver se consegue cumprir sua promessa de campanha de reviver a força do grande império Otomano, com todo seu nacionalismo burguês de extrema direita.