domingo, 22 de novembro de 2020

PARAGUAI URGENTE: EXÉRCITO DO REACIONÁRIO PRESIDENTE BENÍTEZ ASSASSINA TRÊS GUERRILHEIROS DO EPP

Um forte confronto armado deixou ao menos três mortos entre os departamentos de Amambay e Concepición a aproximadamente 50 quilômetros de Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia vizinha a sul-mato-grossense Ponta Porã, na fronteira entre Brasil e Paraguai. Segundo as primeiras informações da mídia local o confronto teria ocorrido entre o CODI (Comando de Operações de Defesa Interna) e o EPP (Exército do Povo Paraguaio). Todos os mortos seriam integrantes do EPP. Os três dirigentes do Exército do Povo Paraguaio que morreram nesta última sexta-feira (20/11) no confronto com o exército estavam localizados onde os guerrilheiros mantêm preso o ex-vice-presidente Óscar Denis, capturado desde setembro.

O Exército paraguaio informou que os assassinados são "três homens adultos", mas não deu detalhes específicos de como ocorreu o confronto. O presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez, que esteve no local do enfrentamento escreveu nas redes sociais que o Exército notificou a morte dos três guerrilheiros. O presidente do conservador Partido Colorado, foi a cidade de Concepción de madrugada para se encontrar com o comando da unidade de elite composta por militares e policiais. Peritos forenses de Assunção também viajaram à área para identificar os guerrilheiros mortos.

Na área entre os departamentos de Concepción e Amambay, o ex-vice presidente Denis foi sequestrado no início de setembro e interceptado por vários guerrilheiros armados quando viajava em um veículo, após deixar sua fazenda de gado. Denis, que foi vice-presidente do gabinete liberal que governou o Paraguai entre 2012 e 2013, foi sequestrado junto com um trabalhador daquela fazenda, um indígena de 21 anos que foi libertado dias depois e que estava no veículo. Dias depois, a família de Denis anunciou que já havia cumprido a condição do EPP para liberá-lo: distribuição de alimentos e suprimentos no valor de dois milhões de dólares entre 40 comunidades camponesas do norte. Os parentes influentes de Denis pediram ao governo na semana passada resultados concretos para sua libertação, três meses após o sequestro, o que teria resultado no deslocamento de tropas para a região onde ocorreu o conflito.

 O EPP foi fundado em 2008 a partir de postulados marxistas de crítica ao reformismo e cretinismo parlamentar da esquerda paraguaia. O governo Benítez atribui oficialmente ao EPP cerca de 50 mortes de militares e policiais no país. Os Marxistas não tem acordo programática e metodológico com o EPP, entretanto reconhecem seu impulso de combater o reformismo imobilista, além de defendermos incondicionalmente seus militantes diante da repressão do Estado burguês.