terça-feira, 19 de novembro de 2019


REVOLUÇÃO E CONTRARREVOLUÇÃO NA AMÉRICA LATINA

Atravessamos dias convulsivos na América Latina, tendo como palco principal a Bolívia e o Chile. Um Golpe de Estado derrubou Evo Morales, deixando um rastro de sangue pelos fuzis das FFAA enquanto no Chile mobilizações diárias questionam a gestão do direitista Piñera, que busca com o apoio da oposição burguesa convocar uma “reforma constituinte trucha”. Ladeando esses países irmãos, tivemos recentemente um levante popular traído no Equador pelas direções reformistas (CONAIE e Rafael Correa) além de eleições na Argentina que levaram de novo a centro-esquerda burguesa à Casa Rosada. No Brasil, o neofascista Bolsonaro segue firme na sua agenda neoliberal enquanto Lula faz caravanas em defesa da conciliação de classes, esperando o circo eleitoral de 2022 em busca de reestabelecer o “pacto social” com a burguesia. Nesse contexto de intensa luta de classes, fica evidente que a ausência de uma Partido Leninista com autoridade e peso de massas tem impedido que as revoltas populares assumam o caráter de revoluções socialistas e, ao mesmo tempo, possibilitado que as direções frente populistas (MAS, PT, Frente Ampla no Uruguay, Kirchinerismo) desgraçadamente por sua covardia política e traição abram caminho para o avanço da reação burguesa. Vimos esse quadro claramente na Bolívia, onde o Evo Morales fugiu para o México, deixando as massas sem uma direção política para resistir ao golpe genocida, ainda que estas venham protagonizando heroicamente uma luta para derrotar o novo governo títere do imperialismo ianque.

Na Bolívia, enquanto desfere a repressão, os golpistas estabelecem negociações secretas com a direção do MAS. Do México, Evo Morales lançou um comunicado afirmando: “Nuestro pueblo pide paz y concertación. Reitero mi convocatoria al diálogo de alto nivel con mediadores para pacificar nuestra querida Bolivia y preservar la vida y la democracia.”. O “entendimento” para uma nova eleição que sequer tenha a participação de Morales foi anunciado como parte de um possível acordo podre. Com essa orientação, o MAS pretende usar a crescente mobilização ao golpe, não para derrotá-lo, mas para negociar uma eventual participação eleitoral no futuro. Desgraçadamente, não existe uma direção revolucionária a altura na Bolívia, o POR (Lora) se colocou ao lado das manifestações reacionárias e seus ataques ao MAS, após o golpe ao governo Evo, expresso no Jornal Masas mais se parecem um panfleto que se confunde com as diabrites da extrema-direita golpista. As acusações do POR a Evo em nada se diferenciam das provocações da farsante Jeanine e sua anturragem policial reacionária. Ao contrário desses revisionistas canalhas que enlameiam a bandeira da IV Internacional é preciso lutar na trincheira real de luta das massas contra o golpe assassino! Para acelerar a perda das ilusões do proletariado na camarilha dirigente do MAS faz-se necessário chamar a frente única com o MAS, a COB, as juntas vicinais e a Federação mineira para combater o golpe de Estado patrocinado por Trump/Bolsonaro. Esse chamado deve ser voltado em particular a base do MAS no sentido dela se opor e romper o acordo traidor que vem sendo costurado por seus dirigentes. Nesse sentido a tarefa imediata para as massas combativas do Altiplano é construir sua própria defesa militar, diante das atrocidades que estão ocorrendo, forjando organismos de poder operário e popular!

Entrando no debate sobre o Chile, diante do ascenso em curso, a política do PS, PC e da CUT tem sido reivindicar eleições antecipadas ou mesmo a convocação de uma Assembleia Constituinte com Piñera, ou seja, um processo completamente controlado pelas cambaleantes instituições do regime político burguês. Esta orientação é uma completa traição a heroica luta dos trabalhadores e do povo oprimido que exige a derrubada do facínora e a superação do parlamento como “árbitro” da crise. O que está colocado é construir os cordões operários rumo a um governo revolucionário dos explorados! Nessa senda, a convocatória de uma Constituinte somente tem um caráter progressivo e de ruptura com a ordem burguesa se impulsionada por um novo poder operário na cabeça do novo Estado para elaborar uma Constituição Socialista que sente as bases políticas, econômicas e jurídicas de um novo regime sobre os escombros das velhas instituições capitalistas (justiça, FFAA, parlamento). A bandeira de “Constituinte” no abstrato está unindo toda a esquerda, desde o PC stalinista, passando por grupos mais à esquerda do Chile como o PC (AP) e o MIR, além do revisionista do Trotskismo (LIT, PTS, PO). Eles defendem a convocação de uma “Assembleia Constituinte” no Chile sem deixar claro que quem deve convocar a Constituinte é um novo governo revolucionário parido diretamente das manifestações em curso e não o moribundo Piñera, o que consistiria em uma manobra para recompor o regime burguês em crise e não para colocá-lo abaixo. Para vencer nesse momento crucial os setores mais conscientes da vanguarda devem avançar na construção de organismo de poder dos trabalhadores, com comitês de autodefesa armados que tenham como estratégia a revolução proletária que aniquile de forma revolucionária as instituições apodrecidas do regime político e particularmente as FFAA! Faz-se necessário, criar as condições para que os trabalhadores tomem o poder político e econômico, assim como os meios de comunicação e os bancos, tarefa que depende da construção dos cordões operários para edificarem um Governo Revolucionário, o que não passa pelo circo burguês das eleições antecipadas como apregoa a Frente Popular!

No Brasil, o mais eficaz recurso da burguesia nacional para manter a “ordem social” e a estabilidade do regime bonapartista vigente, ainda vem sendo a colaboração da política de conciliação de classes da Frente Popular. A “camisa de força” que o PT e a CUT impõe ao movimento de massas, espraiando as ilusões do “mundo melhor” com a realização das eleições de 2022 e o possível retorno de Lula ao Planalto, é a verdadeira barreira de contenção para que não “exploda” no Brasil gigantescas mobilizações populares contra o “desmonte” e o  “ajuste” que o governo neofascista vem descarregando nos ombros do proletariado e da juventude.

Como nos ensinou Lenin sobre a intervenção revolucionária em cada momento da luta de classes: “Trata-se, isto sim, do dever mais incontestável e essencial de todos os socialistas: o dever de revelar às massas a existência de cada situação revolucionária ou não, de explicar-lhes sua amplitude e profundidade, de vitórias ou grandes derrotas, para despertar a consciência e energia revolucionária do proletariado, de ajudá-lo a passar coeso em cada momento da luta de classes”. Na Bolívia, Chile, Brasil e no conjunto da América Latina marcado por um quadro de Revolução e Contrarrevolução no continente, para levar adiante a vitória definitiva contra a ofensiva do capital imperialista, e não apenas ficar “girando a roleta” permanentemente entre o neofascismo e a social democracia, é necessário a construção do partido da revolução socialista!