segunda-feira, 11 de novembro de 2019

PCB COSTURA ALIANÇA ELEITORAL COM PDT NO RIO DE JANEIRO: A PIADA DE MAU GOSTO DE INTEGRAR SUPOSTAMENTE UMA “FRENTE DE RESISTÊNCIA” COM O PARTIDO DO OLIGARCA CIRO GOMES E UM PARTIDO BURGUÊS COMO O PSB, ENCABEÇADA POR UMA DELEGADA DE POLÍCIA


Diante do fato de Marcelo Freixo (PSOL) ter fechado uma frente eleitoral com o PT para disputar a prefeitura do Rio de Janeiro, a direção do PCB logo saiu em busca de outros parceiros eleitorais burgueses e costura uma aliança com ninguém menos com o PDT do oligarca reacionário Ciro Gomes. De olho nas eleições municipais de 2020, PSB, PCB, PCdoB e PDT realizaram uma atividade conjunta na sexta-feira passada (08.11) ensaiando a unidade em torno da deputada estadual e delegada de polícia Martha Rocha (PDT-RJ) para a disputa da prefeitura. Além de Marta Rocha e o PCB, representado por dirigentes do partido como Eduardo Serra, estiveram presentes no Seminário “Um Programa para o Rio”, Alessandro Molon (PSB) e Brizola Neto (PCdoB) com o objetivo de elaborar a plataforma eleitoral de colaboração de classes da almejada “frente ampla de resistência”... nas urnas. Tanto que Molon declarou “este encontro reforça a importância de uma unidade política para venceremos a eleição e segurarmos a caneta em 2021. Quem está mais perto do segundo turno, não necessariamente tem a chance de vencê-lo. É preciso trazer as outras esquerdas para cá, e também o centro”. Também o pré-candidato Brizola Neto, do PCdoB, afirmou: “temos uma abundância de nomes, mas a unidade é que vence eleição”. Como podemos ver, o PCB que tanto apregoa de boca a luta por uma “Frente de resistência” está costurando na verdade uma ampla frente burguesa com golpistas, o PDT do neocoronel Ciro Gomes e o desmoralizado PCdoB de Jandira Fegalli, ou seja, com a ala direita da Frente Popular que não deseja aderir à candidatura de Freixo, que anunciou após o encontro com Lula que tinha o apoio do PT para disputar a prefeitura do Rio. O mais cínico é que no site do partido há um artigo “O PCB RJ e as Eleições de 2020” (04.11) em que por trás de generalidades distracionistas para enganar bobos e ingênuos afirma: “O PCB ainda não possui candidato(a) a prefeito do Rio de Janeiro. Queremos discutir programa, não apenas para construções políticas futuras, mas também para evitar equívocos cometidos pelo chamado campo progressista no passado recente, em que a matemática eleitoral se sobrepôs às discussões programáticas”. Obviamente essa crítica está direcionada a Freixo e ao PSOL que no meio da campanha eleitoral de 2018 fez a dobradinha com o PT para o Senado (Lindberg Farias e Chico Alencar), relegando ao “esquecimento” a candidata Marta Barçante (PCB). Ocorre que longe de tirar as lições da política oportunista do PSOL...o PCB tratou de dar uma guinada ainda mais à direita, sinalizando que pode se abrigar na frente burguesa com PSB, PDT e PCdoB encabeçada por uma delegada de polícia!



Esse é mais um capítulo da trajetória errante do PCB. A origem desse processo é que a orientação levada a cabo pela atual direção do PCB após a ruptura com Salomão Malina, Sérgio Arouca e Roberto Freire em 1992 foi a do reformismo burguês. Logo em 1994, o PCB apoiou a candidatura petista atacando o "sectarismo e o esquerdismo" daqueles que denunciavam o caráter burguês da postulação de Lula, orientação que permaneceu até 2002, mesmo com o PT tendo como candidato a vice-presidente o megaempresário José Alencar, sendo porta-voz de um programa abertamente pró-imperialista expresso na "Carta aos Brasileiros" (leia-se aos banqueiros). Após ter rompido com o governo Lula em 2005, devido à "crise do mensalão", quando o PCB avaliava que a gestão da frente popular iria naufragar, o partido passou a patrocinar o eleitoralismo pequeno-burguês em torno da "frente de esquerda" com o PSTU e PSOL. Tanto que apoiou Heloísa Helena em 2006, paladina de um programa de reformas no regime político democratizante bastardo de corte nacional-desenvolvimentista, mesclado com traços reacionários de defesa ferrenha da Constituição. Tanto Lula como Dilma tiveram o apoio do PCB nos segundos turnos das eleições presidenciais de 2006 e 2010 ao lado das demais legendas que representam o serviçal espectro stalinista em nosso país (PCdoB, PCR, PCML-Inverta), recorrendo ao surrado e cômodo pretexto de "derrotar a direita demo-tucana". Em 2018 o PCB embarcou em uma aliança com o PSOL em apoio à candidatura social democrata Boulus, com atual Secretário-Geral do PCB, Edmilson Costa, fazendo do partido uma sub-legenda do PSOL, mas acabou sendo desprezado por este como vimos no caso do Rio de Janeiro. O PCB ainda flerta com traços político-ideológicos baseados no marxismo-leninismo, porém sua demagogia classista e "comunista" está a serviço de encobrir na prática sua política reformista burguesa e de colaboração de classes, que se expressam na participação até pouco tempo em administrações petistas e nas alianças com o PSOL, que não tem um programa de ruptura revolucionária com a ordem burguesa ao contrário é refém do circo eleitoral fraudado da democracia dos ricos. Agora no Rio de Janeiro, a direção do PCB dá mais um passo para entrar de cabeça em alianças burguesas ainda mais podres e direitistas!