quarta-feira, 20 de novembro de 2019

REUNIÃO ENTRE PT E O DEM: LULA QUER RODRIGO MAIA PARA VICE EM SUA CHAPA AO PLANALTO E O PCO SEGUE COMO UM CÃO FIEL A TRILHA DA COLABORAÇÃO DE CLASSES DO LULISMO AFIRMANDO QUE SE TRATA DE “PRINCÍPIOS PUROS DE CLASSE”...



Aumentaram os rumores nos bastidores políticos do PT que Lula pessoalmente já enviou emissários do seu partido para uma sondagem a Rodrigo Maia do DEM, acerca da possibilidade na formação de uma chapa presidencial conjunta para a disputa do Palácio do Planalto em 2022. Pode parecer absurda à disposição de Lula em estabelecer uma coligação com o reacionário e ultra neoliberal DEM (antigo PFL), mas não é bem assim...O partido que herdou grande espólio político do regime militar, e posteriormente serviu como braço direito aos governos Tucanos, vem sendo muito cortejado pela “esquerda” burguesa como PDT e PT e até o PCdoB. Como Lula só pensa nas eleições presidenciais como prioridade absoluta do PT, reafirmando esta “tática” na última reunião da Executiva Nacional do partido realizada em Salvador, não quer deixar que Ciro Gomes “abocanhe” sozinho este segmento da direita brasileira. Assim como nas eleições de 2018, o PT correu na frente para cooptar o golpista PSB, que já estava se preparando para uma aliança com o PDT de Ciro, Lula alertou ao seu partido que não “poderiam deixar escapar” Rodrigo Maia, considerado pelos petistas como uma “direita palatável”. Na presidência da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia vem impulsionando toda a pauta econômica rentista, como a destruição da Previdência Pública e as privatizações, porém vem estabelecendo críticas “contundentes” ao clã neofascista Bolsonaro, o que vem atraindo o PT para uma aliança eleitoral ainda mais ampla do que a costurada por Lula em 2002 e 2006. O PCdoB, outro parceiro fiel do PT, assim como o PCO, já sinalizou com seu apoio a esta iniciativa de trazer o DEM para o chamado campo da oposição ampla, dobrando a aposta que fizeram quando apoiaram Rodrigo Maia na disputa pela presidência da Câmara. 


Já o PCO, que vem afirmando que Lula não deve fazer autocrítica alguma do arco de alianças que o PT celebrou ao longo da última década, ficará agora em uma “saia justa”, como justificar que a política do Lulismo representa politicamente o mais “puro classismo”, tendo um que engolir uma figura “filhote” do capital financeiro como Rodrigo Maia...Enquanto o PT não “bate o martelo” para fechar o acordo com o DEM, sua bancada no Congresso Nacional vem apoiando silenciosamente a pauta do ajuste neoliberal, obviamente sempre tentando “melhorar” com emendas as proposições do “Mercado” em seu objetivo de desmontar o mínimo Estado de proteção social. No “front” da burocracia sindical cutista (apêndice da política de colaboração de classes do PT), não há nenhuma luta ou ação direta do proletariado para resistir a ofensiva neofascista, muito pelo contrário só atuam para sabotar as greves nacionais de várias categorias importantes, como os Petroleiros por exemplo. É urgente romper com estas direções da esquerda reformista, que pensam na atuação institucional, afirmando que o combate ao governo Bolsonaro deve acontecer nos limites do parlamento e ampliando cada vez mais a oposição burguesa, com personagens asquerosos da direita neoliberal, como Rodrigo Maia e similares. É hora da vanguarda classista e combativa da classe operária começar a construir seu próprio instrumento político para a revolução socialista!