domingo, 24 de novembro de 2019

LANÇAMENTO DO LIVRO BOLÍVIA ‘ROJO VIVO’ EM CONJUNTO COM A POLÊMICA BIOGRAFIA SOBRE RAUL SEIXAS DE JOTABÊ MEDEIROS: DUAS IMPORTANTES INICIATIVAS EDITORIAIS NA TRINCHEIRA DA RESISTÊNCIA POLÍTICA E CULTURAL    


Acaba de ser lançado no Restaurante Cantinho do Frango, tradicional reduto político-cultural da intelectualidade de esquerda do Ceará, o livro “Bolívia em ‘Rojo Vivo”. Essa iniciativa da Editora Nova Antídoto registra o passo a passo do golpe de estado contra o governo Evo Morales. Condensando uma coletânea de artigos do BLOG da LBI, o livro aborda detalhadamente o papel do imperialismo ianque no putsch que derrubou o governo de Frente Popular, uma gestão da centro-esquerda burguesa que se mostrou completamente impotente para enfrentar a ofensiva reacionária da direita fascista. Esse importante livro, aborda também a intervenção da esquerda trotskista durante os dias fatais que levaram a vitória da ação golpista tramada pela OEA, denunciando inclusive a política do POR boliviano que se somou as marchas da direita contra o governo Evo, comemorando sua queda como uma vitória dos trabalhadores.


Junto com esta atividade político-cultural da Editora Nova Antídoto, tivemos também o lançamento da biografia de Raul Seixas “Não diga que a canção está perdida” escrita por Jotabê Medeiros, editor cultural da revista Carta Capital. O autor levou quase dois anos para elaborar a obra, baseada em 70 entrevistas e nos diários do próprio Raul, cujos registros foram feitos em 1988, quando o cantor ainda estava vivo. Esta obra abriu a polêmica sobre a suposta delação que Raul Seixas fez no DOPS, acusando Paulo Coelho de “colaborar com esquerda”. O fato de duas obras serem lançadas conjuntamente revelam o esforço em jogar luz do ponto de vista político e artístico de como ocorreu a queda dos governos de frente popular na Bolívia e no Brasil em diferentes épocas históricas, revelando também o papel da repressão política na perseguição a militância de esquerda em todas as arenas da atividade militante e cultural.