segunda-feira, 31 de agosto de 2020

NEM DEMOCRATAS CRIMINOSOS DE GUERRA E TAMPOUCO REPUBLICANOS CARNICEIROS DOS POVOS: CHARLENE MITCHELL FOI A PRIMEIRA CANDIDATA COMUNISTA E NEGRA À PRESIDÊNCIA DOS EUA 

Charlene Mitchell, comunista, feminista e ativista dos direitos civis, foi a primeira mulher negra a ser indicada para o mais alto cargo do Estado norte-americano Unidos (presidência da república) pelo Partido Comunista em 1968. O texto que publicamos a seguir é um discurso feito por Mitchell durante a campanha presidencial em 1968, em meio a uma etapa da luta de classes marcada por um grande levante de massas no mundo inteiro. Sua vigência está no fato de que parecem ser as palavras atuais de qualquer jovem negra em um comício do movimento “Black Lives Matter”, que estão abalando as ruas dos EUA hoje. 

A candidatura de Charlene também representou um corte de classe com as tentativas do Partido Democrata galvanizar o movimento negro, apresentando indicações de políticos burgueses negros como sendo a legítima representação da etnia oprimida nos EUA. O lançamento de Kamala Harris na chapa Democrata de Joe Biden é parte desta operação fraudulenta, e não é propriamente uma novidade, vale relembrar o governo reacionário é desastroso de Barack Obama.

Esta é a tradução de trechos do discurso veiculado nas páginas do jornal “Daily Worker”, o discurso completo também foi publicado como uma brochura com o título "Candidato comunista fala sobre libertação negra".

----------------------------------------------------------

“Fui comunista durante a maior parte da minha vida adulta. Eu entrei no Partido quando finalmente decidi que o sistema econômico que controla este país não pode resolver os problemas dos negros. O sistema econômico do capitalismo e as instituições políticas falharam com o povo porque eles são incapazes de destruir o racismo que infecta este país.

Eles não podem fazer isso porque isso acabaria com os ganhos adicionais obtidos com a manutenção da discriminação no emprego e um padrão de remuneração desigual.  Isso significaria acabar com a situação em que permanecem muitos negros, como um grupo de trabalhadores desempregados e subempregados, o que representaria um fim em vantagem para os patrões privilegiados pela divisão social.

Além disso, tal ataque ao racismo removeria a base ideológica para a condução das relações exteriores que permite que uma guerra genocida e racista seja travada no Vietnã.  Este sistema econômico não funciona porque ignora as necessidades das pessoas em seu país.Garante apenas as necessidades básicas dos trabalhadores;  mantém um grande grupo de pobres;  e os ricos ficam mais e mais ricos e mais ricos, ganhando mais dinheiro do que sabem o que fazer.

Enquanto uma mãe negra escravizada para pagar as contas de seus filhos tem apenas um parco cheque da previdência social e um trabalhador negro é instruído a trabalhar mais e mais rápido para produzir mais e mais em cada vez menos tempo, o número  Os bilionários estão aumentando e os ricos gastam mais com seus cães e gatos do que a maioria de nós com nossos filhos.

Tenho um filho de 17 anos e, como todas as outras mães negras deste país, me preocupo constantemente com o futuro dele.  As escolas do gueto estão ficando cada vez mais velhas, a qualidade da educação de nossos filhos está cada vez mais pobre. O mundo está abrindo grandes coisas para as pessoas fazerem com suas mãos e mentes. Mas, na maioria das vezes, é negado às crianças negras o treinamento para tirar vantagem delas.

O capitalismo também nos reprime. Os homens no poder neste país temem os negros e o poder potencial que reside nas comunidades negras.  Agora, os negros têm se movido para afirmar esse poder à medida que a repressão aumenta.  Mais e mais pessoas são enviadas ao clube da polícia para atender violentamente ao protesto dos negros.  Nossos líderes militantes estão sendo incriminados e presos.  Outros estão sujeitos a tentativas de intimidá-los a aceitar a situação atual.

Nós, negros, devemos nos unir se quisermos resistir a esse ataque.  Deve haver unidade em nossos povos, sejam eles socialistas, liberais, conservadores, comunistas ou independentes.  Devemos exigir que todas as barreiras discriminatórias que nos impedem de aproveitar tudo o que existe para outras pessoas sejam destruídas de uma vez.

Devemos exigir poder para determinar as condições em nossas comunidades.  Devemos exigir o controle da polícia que patrulha a comunidade, das escolas que educam nossos filhos.  Nós, as pessoas afetadas, devemos liderar a comissão de bem-estar, a comissão da biblioteca, o conselho de recrutamento e o conselho de saúde pública.

Estas são as coisas que devemos fazer em nosso país, mesmo enquanto o capitalismo existe. Esses são os tipos de exigências que podemos ter agora. Mas, como comunista, decidi que, com o tempo, teremos de enfrentar essa questão fundamental, introduzir um sistema em que as pessoas possuam e controlem a riqueza juntas e tragam o socialismo com elas.

 O homem que governa este país sabe o que procuramos. Eles sabem do que precisamos. Eles sabem o que estamos dispostos e somos capazes de fazer para alcançá-lo e, portanto, procuram nos manter separados uns dos outros, ao invés de aliados,fora de nossa própria comunidade.

Outra coisa que o comunismo fez comigo foi perceber que nossos únicos aliados possíveis nessa luta são os trabalhadores.Apesar de seus problemas, eles são o único grupo que não se beneficia de nossa opressão e são oprimidos pelo sistema.Os governantes do país querem manter os trabalhadores negros e brancos separados.  O Partido Comunista se dedica à ideia de que, sejam quais forem as dificuldades, devemos nos unir, senão ninguém poderá avançar. 

Convido meus irmãos e irmãs negros a considerarem a alternativa que meu partido oferece.  Se você concorda com a maioria ou todos os programas, se deseja participar, junte-se a nós.” 

Charlene Mitchell, Agosto de 1968