terça-feira, 18 de agosto de 2020

CONSELHO DE HILARY CLINTON AOS DEMOCRATAS BIDEN E KAMALA: “RECONSTRUAM A OTAN E ATAQUEM A RÚSSIA” 

Caso a chapa Democrata ganhe o próximo pleito eleitoral dos Estados Unidos, Biden e Kamala precisam “reconstruir as alianças dos EUA, especialmente com a OTAN”, afirmou a ex-candidata presidencial Democrata, Hillary Clinton, nesta segunda-feira (17/08). A madame Clinton, responsável pela destruição da Líbia quando chefiou a Secretaria de Estado ianque, fez a afirmação durante entrevista para o Conselho Atlântico, um “think tank” norte-americano voltado para o tema das Relações Exteriores. A ex-secretária de Estado dos EUA acrescentou ainda que :“A OTAN deve ser tratada como peça central da política externa dos EUA” e fez apontamentos sobre diversos países, como Rússia, China, Irã, Israel e Palestina. O “Falcão Democrata” também afirmou que a “OTAN é necessária para controlar as supostas ambições globais da Rússia, especialmente na Europa Oriental”.

Em uma apresentação focada na corrida eleitoral, exatamente no dia da abertura da convenção nacional do Partido Democrata, Clinton também expressou confiança de que Biden vencerá o atual presidente Donald Trump na eleição de 3 de novembro, chamando a disputa de um "momento de ajuste de contas" para os EUA. A Democrata também defendeu o retorno da política agressiva implementada urante o governo de Barack Obama, como a guerra contra a Síria e a intervenção na Ucrânia. 

A chapa Democrata já carimbada como “Lei e Ordem”, em função das posições historicamente reacionárias de Biden, que no início de sua carreira já defendia a guerra do Vietnã, e da ex-Promotora Kamala que levou centenas de jovens negros para a prisão na Califórnia, se revela a mais adequada tanto para a conjuntura política interna dos EUA, como para a explosiva etapa mundial, onde há um claro signo embrionário da deflagração de uma nova Guerra Mundial. Por isso mesmo as declarações da madame Clinton apontam diretamente contra a Rússia, hoje a única potência mundial que teria condições de equivalência bélica com o imperialismo ianque.