sábado, 29 de agosto de 2020

CRETINISMO SOCIAL-DEMOCRATA: PCO DEFENDE LANÇAMENTO IMEDIATO DA CANDIDATURA LULA, O ANTIGO “CHEFE DA QUADRILHA” SEGUNDO RUI PIMENTA, ALEGANDO QUE “NÃO HÁ OUTRO CAMINHO”

Estamos em agosto de 2020, portanto a mais de dois anos das eleições presidenciais controladas pelo grande capital, mas o PCO já anunciou sua “proposta” como eixo central de intervenção até 2022: Lançar imediatamente Lula candidato, apregoando que “não há outro caminho para enfrentar a atual etapa defensiva” (DCO, 29.08.2020)! Tamanho cretinismo eleitoral salta aos olhos: como uma corrente política que em 2006 dizia que Lula era chefe da quadrilha do mensalão” e tinha fraudado as eleições para permanecer no Palácio do Planalto lança com tamanha antecedência uma campanha alegando que o petista agora é “a arma para unir e mobilizar a esquerda”? Como materialistas nos perguntamos o que teria gerado mudança tão profunda no cérebro do Sr. Pimenta? O processo de corrupção política e material de Causa Operária responde a esta pergunta, mas tamanho giro à direita deve servir de exemplo como o abandono do Trotskismo liquidou completamente uma organização, então chamada OQI, que nasceu combatendo justamente a linha socialdemocrata do Lulismo.

O PCO, que lançou até mesmo candidaturas presidenciais denunciando a transformação do PT em um partido capitalista e alertando que Lula era um coronel burguês, agora diz justamente o contrário: “O presidente do PCO, apresentou em nome do nosso Partido, a proposta de unidade da esquerda em torno da candidatura de Lula, da luta pela volta de seus direitos políticos e por sua eleição”. Rui lançou essa proposta na “live” entre representantes do PT, PCdoB e PSOL e outras figuras ligadas a Frente Popular, em uma demonstração política evidente que não aposta na luta direta e revolucionária dos trabalhadores para liquidar o regime capitalista e transformou-se em um social-democrata dedicado a patrocinar ilusões no PT e no circo eleitoral burguês como “único caminho” para enfrente a crise capitalista.

Estamos diante de uma ruptura completa com o Trotskismo, na medida em que Causa Operária nega um princípio elementar defendido no Programa de Transição: a luta contra o oportunismo e o revisionismo sem princípios. Nele Trotsky aponta que “Sob a aparência de ‘novos caminhos’, oferecem ao proletariado velhas receitas, enterradas há muito tempo nos arquivos do socialismo anterior a Marx”. Esse é o caso do Sr. Pimenta, visto que nos receita a vereda do cretinismo eleitoral e da subordinação ao reformismo, porque segundo ele “Essa luta é uma bandeira que pode mudar a correlação de forças, visto que a direita não quer Lula de nenhuma maneira e vai evidenciar o caráter golpista das eleições e pode servir para mudar o quadro político em favor da esquerda e da luta dos trabalhadores contra a atual ofensiva, a maior de todos os tempos contra os direitos e as condições de vida dos explorados e os seus direitos democráticos.”. Lula, o mesmo que fez um governo com as velhas raposas da burguesia, teria o “condão” de alterar com sua política de colaboração de classes, a ofensiva do imperialismo e do grande capital, não seria a luta das massas com um programa comunista que derrotaria a barbárie em curso!  

Em resumo, o PCO nos aconselha a confiar os destinos da classe operária nas não de Lula, mas o fundador da IV Internacional nos ensina justamente o contrário: a social-democracia é inimiga mortal da revolução proletária e com sua política de colaboração de classes pavimenta o ascenso do fascismo!