terça-feira, 11 de agosto de 2020

NOSSA SOLIDARIEDADE CONTRA O ATAQUE DE HACKERS AO SITE DO PCO... MAS SE RUI PIMENTA É TÃO “ZELOSO” COM SEU ACERVO PORQUE ELE MESMO APAGOU OS ARTIGOS DA PRÓPRIA CAUSA OPERÁRIA ONDE HAVIAM DENÚNCIAS SOBRE O CARÁTER DO GOVERNO LULA?

O PCO acaba de realizar um ato virtual contra o ataque de hackers supostamente de direita (também existem vários sites de ex-militantes do PCO contendo ameaças à organização) ao site do partido orquestrado dias atrás. Segundo Rui Costa Pimenta, houve a tentativa de destruição de mais de 4 mil artigos do arquivo digital. Enviaram depoimentos em solidariedade ao PCO figuras da cúpula burguesa do PT, como Lula, Dilma, Gleise, Tatto... Qualquer organização democrática ou de esquerda deve repudiar o ataque “cibernético” ao site do PCO. Nós que já passamos por ataques físicos as nossas sedes, agressões e até atentados letais contra nossos militantes sabemos bem como é importante receber solidariedade nestes momentos. A LBI, apesar das profundas diferenças políticas e programáticas com Causa Operária, publicamente denuncia esse ato de sabotagem, voltado contra o conjunto da esquerda e a imprensa operária. Entretanto nos perguntamos: se Rui é tão “zeloso” com seus acervos, porque a própria direção do PCO apagou todos os artigos antigos de seu site que traziam as denúncias do partido sobre o caráter do governo Lula e do PT? Será porque eram textos que denunciavam duramente o governo burguês e pró-imperialista do PT? Definitivamente, não foram os fascistas que apagaram do site do PCO há vários anos matérias que diziam, por exemplo: “O mar de lama de Lula: O caso Waldomiro Diniz. PT comprova que é um verdadeiro partido capitalista” (JCO, 387, fevereiro/2004), “A reforma agrária do coronel Lula: A Amazônia para os latifundiários” (JCO, 431, maio/2008), “O governo Lula em aliança criminosa com o imperialismo: Não ao acordo militar Brasil-EUA” (JCO, 582, abril/2010) ou “Lula: presidente dos banqueiros” (JCO, 393, agosto/2004) e vários outros do mesmo “quilate”.

Rui Pimenta, que tanto esbraveja contra a tentativa de tirar do ar artigos recentes, que devem ter backup, mandou apagar milhares de textos que registravam toda a trajetória histórica de Causa Operária, quando esta organização ainda tinha alguns traços de princípios trotskistas. Neste caso, obviamente ele não fez nenhum alarde desta “operação apaga” e muito menos esforço para resgatá-los para o acesso dos leitores. A resposta a esta inusitada questão reside justamente no fato da corrupção política e material do PCO ao último governo do PT, Dilma Rousseff, e para melhor esconder sua metamorfose abjeta tratou de dar um fim em seus próprios arquivos “comprometedores”. Depois disso passou a ser “cão de guarda” da colaboração de classes do petismo, em particular do governo Dilma, que antes das eleições de 2010, dizia ser a petista um peão do imperialismo tão danosa como o candidato tucano Serra.

Quem pesquisar os artigos de Causa Operária que antecederam as eleições presidenciais de 2002 até todo período do governo Lula não vai encontrar no atual site do PCO nenhuma linha! Absolutamente nada! Mas esse “delet” não ocorreu por ação de nenhum “ataque fascista” ou ação da extrema-direita, foi uma maneira de Rui Pimenta enterrar literalmente seu passado de denúncias contra o PT e passar a abraçar entusiasticamente a política de colaboração de classes da Frente Popular comandada por Lula, hoje apresentado como bastião de combatividade por Rui Pimenta, mas antes apontado como um “coronel corrupto”. Da “noite para o dia”, ou melhor, antes e depois de receber “ajuda” financeira do PT, o PCO passou a ver o mundo divido entre “golpistas e não golpistas”, a luta entre as classes simplesmente desapareceu da pauta programática do Sr. Pimenta, tudo se reduzia ao melhor estilo do velho “Partidão”, ao confronto entre “esquerda versus direita”, sem considerar o caráter de classe desta “esquerda”, mesmo que esteja na gerência do Estado burguês, descarregando o ônus da crise capitalista nas costas dos trabalhadores.

Registre-se que depois desse transformismo, além de não denunciar Dilma e seu governo de “coalizão” com a burguesia (que não mobilizou a classe operária contra o golpe institucional de 2016), o PCO tratou de atacar as organizações de esquerda como a LBI que denunciavam o ajuste neoliberal levado a cabo pela gerentona petista via o representante do rentistas em seu governo, o Ministro da Fezenda, Joaquim Levy, até pouco tempo presidente do BNDES no governo do fascista Bolsonaro! Quando denunciamos o corte de benefícios do INSS, a restrição no seguro desemprego, a política de privatizações de aeroportos imposta pelo governo da Frente Popular, o PCO a soldo da direção lulista nos acusava de “fazer o jogo da direita contra o PT”, o mesmo PT que antes Causa Operária denunciava de ser agente dos latifundiários que estava entregando a Amazônia ou mesmo de desejar privatizar os Correios!!!

A importante lição desse episódio que envolve relações mercenárias e de degeneração dentro da esquerda, é que a legenda de aluguel ao petismo, controlada por Rui Pimenta recebeu muito dinheiro do bilionário Fundo Partidário que o Estado capitalista usa para corromper os partidos de esquerda domesticados diante das apodrecidas instituições do regime político burguês. Com o fim do dinheiro para as legendas que não obtiveram o coeficiente mínimo de votos exigidos pelo TSE e o ocaso dos governos da Frente Popular, o corrompido PCO e a família Pimenta buscam agora se alimentar, como um parasita político, das sobras do Fundo “bilionário” do próprio PT, que a legenda de Lula abocanha a cada eleição. Não por acaso, Causa Operária que antes lançava candidaturas próprias a presidente e atacava duramente o PT, chegando a denunciar Lula como o “presidente dos banqueiros” atolado em um mar de lama de corrupção agora é parte integrante e orgânica da Frente Popular, apresentando com um símbolo de honestidade.

Quando escrevemos no Blog da LBI acerca da degeneração ideológica do PCO, diante dos “favores” materiais da Frente Popular, muitos ativistas acharam um certo “grau de exagero” de nossa parte, afinal rompemos com este grupo há mais de vinte cinco anos mas poderia existir alguma espécie de ressentimento da direção da LBI. Nada disso, tratamos de explicar pacientemente a vanguarda que a brusca mudança política do PCO na direção do apoio a Frente Popular não se tratava de mero “equívoco político” e sim uma inflexão oportunista com fortes bases materiais e financeiras. Agora com os últimos acontecimentos envolvendo o apoio “terceirizado” do PCO a ala direita do PT em São Paulo e o zelo de Lula e Gleise em preservar os artigos de Causa Operária cheios de elogios ao PT, as coisas vão ficando cada fez mais evidentes, mesmo que Rui Pimenta tente apagar a todo custo seu passado em nome da conversão presente do PCO a Social Democracia!