quarta-feira, 5 de agosto de 2020

PCO EMBELEZA O BURGUÊS TATTO ENQUANTO ATACA FEROZMENTE O “PEQUENO BURGUÊS” BOULOS: PORQUE RUI PIMENTA ATUA COMO “LARANJA” DA ALA DIREITA DO PT NA DISPUTA ELEITORAL PAULISTA? 

A cada dia que passa fica mais evidente que o PCO foi escalado pelo candidato a prefeito de São Paulo, Jilmar Tatto e a ala direita do PT para atacar “pela esquerda” o “pequeno burguês” Guilherme Boulos (PSOL) em meio à inútil disputa eleitoral. Enquanto diariamente Rui Pimenta acusa Boulos de “Homem da Frente Ampla, fascista, agente da PM, representante da esquerda tucana e laranja de Dória” jamais denunciou a candidatura burguesa petista do chefe da “Tattolândia”, um burocrata que enriqueceu as custas das administrações do PT, apoiada inclusive por Fernando Haddad, o porta-voz da direita petista que lançou um manifesto público em apoio a Tatto. Por que o PCO atua em São Paulo como um braço da ala direita do PT, mesmo maquiando sua posição de uma ortodoxia vazia?

A resposta a esta questão é baseada em um profundo cretinismo eleitoral e não em nenhuma diferença programática na medida em que as três legendas tem plataformas reformistas burgueses (PT, PSOL e o próprio PCO) apenas com diferentes nuances políticos. Para Causa Operária Boulos deveria apoiar o PT para “combater a direita” em São Paulo, como não o faz é alvo da fúria do PCO. Já em cidades onde o PSOL apoia o PT, como em Recife e Campinas, Rui Pimenta saúda a decisão do partido de Boulos! Causa Operária na disputa em São Paulo abre as páginas de sua imprensa em artigos sempre favoráveis para o comandante do esquema corrupto burguês de negociatas com os grandes empresários desde a prefeitura petista de Erundina (1989-1992), ironicamente hoje candidata a vice na chapa do PSOL. A mais recente manchete do jornal de Causa Operária é “Jilmar Tatto aparece na frente de Boulos em pesquisa eleitoral”.

Como é sabido, Rui Pimenta tornou Causa Operária uma legenda de aluguel, muito bem remunerada, do petismo. A corrupção material foi à base da guinada política do PCO, que antes apresentava Lula como “presidente dos banqueiros” (Jornal Causa Operária, nº395, agosto/2004). A razão de fundo para um giro tão abrupto de 360 graus na política do PCO obviamente não esteve em alguma mudança substancial na essência dos governos da Frente Popular de colaboração de classes. Ao passar a considerar a “democracia como um valor universal”, seguindo a trilha dos “teóricos” do PT, do tipo Francisco Weffort que acabou indo ao PSDB, o PCO deu o primeiro passo na senda de sua corrupção material e programática.

A partir deste ponto de inflexão, o PCO começou a aceitar a “generosidade” dos fundos estatais, administrados na época pelo governo do PT, até chegar no financiamento direto da Frente Popular, ora pela via dos apêndices sindicais como a burocracia da CUT, ora por parlamentares com controle do caixa petista, como o deputado Jilmar Tatto, que controla o diretório estadual paulista. Não por acaso, Tatto agradeceu aos serviços prestados pelo PCO com uma declaração de solidariedade a Rui Pimenta, cujo site foi supostamente hackeado, em mais uma peça publicitária de campanha do candidato petista pela imprensa do PCO.

Ao atacar Boulos sem apontar uma alternavita revolucionária porque é satélite do PT, o PCO acaba por tornar completamente vazias as denúncias contra o PSOL, sem qualquer validade para a luta política das massas e muito menos para o trotskismo. No artigo “A ‘dura’ verdade sobre a chapa Boulos-Erundina” Rui Pimenta responde a Valério Arcary, do grupo “Resistência” e defensor da candidatura do PSOL: “Arcary, que além de dirigente do PSOL é egresso do PSTU, afirma que o PCO ‘extrapola os limites da crítica’ e mente sobre o significa da candidatura da chapa Boulos-Erundina, que o partido caracteriza como instrumento das manobras da burguesia”. Para qualquer militante classista honesto fica a pergunta: Se Boulos é um instrumento das manobras da burguesia imagine o mafioso Tatto, que faz parte da política nacional do Lulismo de negociar alianças com os partidos burgueses em todo o país para a disputa nas prefeituras?

É preciso lembrar que o PSOL apoia a candidatura do PT em Campinas, o que deve de repetir em outras grandes cidades e até capitais do país, uma demonstração da identidade de classe das duas legendas Social-Democratas. Lula, Haddad, Tatto, Erundina defendem no fundo o mesmo programa de gestão burguesa do Estado capitalista, seus mandatos comprovam isso! Boulos é apenas um aspirante a gerente municipal do Estado capitalista, enquanto estes outros tem larga experiência em administrar os negócios da burguesia. Não por acaso o PCO dizia antes “Lula, presidente dos banqueiros” e a LBI sempre denunciou Erundina, a primeira prefeita do PT a estabelecer a parceria com os grandes empresários (em nome da aliança entre o setor “público e o privado”), para depois romper com o PT em busca de um cargo ministerial no governo privatista de Itamar Franco. Antes do PSOL, ela se abrigou nas últimas décadas no PSB, onde se sentiu a vontade para pactuar com políticos burgueses como o tucano Covas, o empresário Paulo Skaf e até o golpista Temer, seu companheiro de chapa para a disputa da prefeitura de São Paulo em 2004.  Nada muito diferente do que fez Lula e Tatto, que o PCO tanto defende hoje! 

Para além das diferenças de nuances entre PT e PSOL, o que os une é a profunda identidade ideológica em torno da defesa da democracia burguesa como o regime ideal para conciliar os interesses do proletariado e dos capitalistas, ou seja, a política de colaboração de classes da Frente Popular tão combatida por Leon Trotsky. Esse elemento central nem Valério Arcary e, muito menos, Rui Pimenta denunciam!

Segundo Rui Pimenta “A crítica do PCO é baseada em uma interpretação dos acontecimentos. Boulos é o homem da Frente Ampla na esquerda, qualquer pessoa minimamente séria deveria tirar a conclusão de que ele está junto com os golpistas. Por isso, a interpretação de que a candidatura de Boulos serve para jogar o eleitorado do PT para a direita não é uma invenção, é baseada em fatos”. A LBI não tem nenhuma simpatia por Boulos, Erundina e pela candidatura do PSOL, ao contrário, somos críticos abertos das posições de colaboração de classes do dirigente do MTST, defendemos o boicote eleitoral a essas eleições fraudadas. Entretanto dizer que Boulos “está junto com os golpistas e serve para jogar o eleitorado do PT para a direita” enquanto faz propaganda o mafioso burguês Jilmar Tatto, demonstra que Rui Pimenta e o PCO não passam de uma legenda de aluguel que está na folha de pagamento do esquema burguês corrupto da “Tattolândia” na disputa eleitoral em São Paulo.

Como “tendência externa do PT”, o PCO passou a atacar violentamente as “traições da esquerda em geral”, com o foco obsessivo no PSOL e PSOL, omitindo descaradamente que o principal partido de esquerda no país é justamente o PT, sob a liderança máxima de Lula, o maior responsável pelo imobilismo do movimento de massas diante da ofensiva neoliberal imperialista contra os direitos históricos da classe trabalhadora. Triste fim do PCO, hoje reduzido ao papel de “cabo eleitoral” dos burocratas mais repugnantes da Frente Popular, como a Bebel, ex-dirigente pelega da Apeoesp, eleita deputada estadual com o apoio do PCO e do mafioso Jair Tatto, aliado dos empresários desde a gestão petista de Erundina!