quarta-feira, 12 de agosto de 2020

GUEDES, MAIA, GLOBO E IMAGINEM QUEM MAIS É CONTRA “FURAR” O TETO DE GASTOS: OPOSIÇÃO SE UNE AOS NEOLIBERAIS DO GOVERNO PARA A DEFENDER A ORTODOXIA DO “AJUSTE” 

Uma estranha frente única está sendo formada para se opor ao presidente Bolsonaro, e desta vez não estamos falando da tal Frente Ampla. Ainda mais estranho é o móvel desta aliança.Nos referimos a “gritaria geral” movida pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, Rodrigo Maia, Rede Globo e pasmem a oposição burguesa, contra a possibilidade aventada pelo presidente Bolsonaro de “furar o teto de gastos”, um dispositivo constitucional aprovado como “ícone político” do golpe parlamentar consumado em 2016 contra o governo do PT.

A “bandeira” contra o rompimento do malfadado “teto” foi levantada com estardalhaço pelo Ministro Guedes, que se mostrou preocupado com a defesa que segundo ele alguns membros do governo fazem da “ultrapassagem do teto de gastos para acomodar um aumento dos investimentos públicos, entre eles no programa  Renda Brasil”. A alusão de “alguns membros do governo” feita por Guedes está direcionada ao própria Bolsonaro e sua tutela militar mais próxima. Para o ministro da Economia, furar o teto de gastos levará Bolsonaro a uma "zona de incerteza", uma "zona sombria", uma "zona de impeachment". Guedes está assistindo furioso o derretimento de sua equipe econômica, que já perdeu 8 destacados membros, por divergências acerca do ritmo lento das privatizações e mais ajustes neoliberais, como as reformas administrativas e tributárias.

A grande surpresa (não para nós da oposição operária e revolucionária), é que na frente única de Guedes, Maia e Globo contra o “furo”, está se somando lideranças da oposição burguesa, inclusive parlamentares do PT. Até então o PT “deitava e rolava” demagogia eleitoral criticando a aprovação do teto de gastos, como um símbolo da submissão do “golpismo”, aos rentistas. Mas bastou o fascista Bolsonaro sinalizar com o “furo do teto”, obviamente por suas pretensões a um segundo mandato, o PT passou de malas e bagagens para o campo aberto do “mercado”, defendendo a manutenção do draconiano e perverso mecanismo constitucional. Não diríamos que a máscara do PT caiu, simplesmente porque estes seguem rigidamente a linha da farsa da OMS e pregam a utilização permanente deste “amuleto”, que todos os estudos científicos já provaram que são inúteis a contaminação de aerossóis virais, como atesta inclusive a principal fabricante do produto a 3M. Ao invés de proteção, as máscaras ajudam a disseminação do vírus, além de acarretarem seríssimos problemas respiratórios se usadas continuamente. Mas somente os ingênuos e tolos, ou os pilantras corrompidos, ainda continuam acreditando na combatividade do PT, assim como na “proteção” das máscaras contra o coronavírus.