sábado, 12 de novembro de 2022

ISSO A “OTANEWS” NÃO MOSTRA: “BOMBA SUJA”... COMO FUNCIONA E AS CONSEQUÊNCIAS DO USO PLANEJADO PELA UCRÂNIA (COM PATROCÍNIO DOS EUA) CONTRA A RÚSSIA

Na semana passada, o Ministério da Defesa da Rússia afirmou que Kiev está na fase final de criação da chamada "bomba suja" e que pretende utilizá-la para provocações. Segundo os dados da pasta, para fabricar a arma a Ucrânia pode usar substâncias radioativas do combustível nuclear gasto da usina atômica de Chernobyl. Confira no infográfico do Blog da LBI (dividido nas duas gravuras desse artigo) como funciona a bomba suja, qual é sua diferença da bomba atômica e que consequências terá a sua explosão contra as tropas russas. Uma "bomba suja" refere-se a um dispositivo explosivo contendo componentes radioativos destinados a espalhar a contaminação radioativa sem a força extraordinária de uma arma nuclear tradicional.


Diante da afirmação do chefe das Tropas de Defesa Radiológica, Química e Biológica das Forças Armadas russas, Igor Kirillov, sobre a criação de uma bomba suja por parte da Ucrânia, várias dúvidas surgiram sobre o assunto.

Uma "bomba suja" é uma combinação de explosivos, como a dinamite, pólvora ou projéteis radiativos. Diferentemente da arma nuclear, uma bomba suja não pode gerar uma explosão atômica, contudo, isso não significa que seja inofensiva.

Uma bomba atômica, como as lançadas pelos EUA sobre Hiroshima e Nagasaki, implica na divisão de átomos e uma enorme liberação de energia que produz uma potente onda expansiva e irradiante.

Enquanto isso, a bomba suja "utiliza dinamite e outros explosivos para dispersar poeira radioativa, fumaça ou outro material com o objetivo de provocar uma contaminação radioativa".

O principal perigo de uma bomba suja deriva da explosão, não da radiação.

Rússia qualificará o uso de uma 'bomba suja' pela Ucrânia como ato de terrorismo nuclear

Somente as pessoas muito próximas da área onde ocorre a explosão estariam expostas a quantidades de radiação suficientes para provocar doenças graves imediatas", contudo, "a poeira e a fumaça radiativa podem ser dispersadas a maiores distâncias, podendo ser perigosas para a saúde caso sejam inaladas, ingeridas ou se as pessoas beberem água contaminada".

Para evitar os danos das bombas sujas,  recomenda-se cobrir o nariz e a boca com um pano para reduzir o risco de respirar a poeira ou a fumaça radioativa, não tocar em objetos arremessados pela explosão, proteger-se rapidamente em prédios sem rachaduras, abrigar-se em um local seguro, tirar a roupa e colocá-la em um saco plástico, tomar banho com água e sabão, e estar atento às informações das autoridades.

Mais cedo, Igor Kirillov, chefe das Tropas de Defesa Radiológica, Química e Biológica das Forças Armadas russas, disse que o Ministério da Defesa da Rússia confirmou que o desenvolvimento da bomba está "em seu estágio final".

Também o Ministério das Relações Exteriores da Rússia chamou atenção para o risco iminente e instou Kiev e seus aliados no Ocidente a cessar a escalada de um conflito nuclear.