terça-feira, 15 de novembro de 2022

LAVROV DENUNCIA NO G20: “O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA UCRÂNIA É UMA GUERRA HÍBRIDA DESENCADEADA E PREPARADA PELOS EUA E A OTAN CONTRA A RÚSSIA”

O conflito ucraniano "é uma guerra híbrida desencadeada e preparada pelo Ocidente há anos", disse nesta terça-feira (15.11) o chanceler russo, Sergei Lavrov, durante uma entrevista coletiva no âmbito da cúpula do G20, que está sendo realizada nos dias 15 e 16 de novembro. De acordo com Lavrov, a União Européia e a OTAN há muito participam dessa guerra híbrida fornecendo armas e treinando tropas, enquanto os EUA fornecem a inteligência e participam da seleção de alvos.

Ele observou que o lado ucraniano "rejeita categoricamente qualquer negociação e apresenta condições irreais". No entanto, o ministro das Relações Exteriores da Rússia ressaltou que Moscou, por sua vez, não rejeita as negociações, acrescentando que o presidente francês Emmanuel Macron "confirmou sua disposição de continuar os contatos com [o presidente russo Vladimir] Putin para encontrar uma solução para o conflito".

Ao mesmo tempo, o ministro afirmou que, durante os encontros com os dirigentes da França e da Alemanha, disse-lhes que Kiev está prolongando a resolução do conflito, frustrando o processo de negociação. Ele acrescentou que Moscou "quer ver evidências de que o Ocidente está interessado em disciplinar" o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky.

"Queremos ver evidências concretas de que o Ocidente está seriamente interessado em disciplinar Zelensky e explicar a ele que isso não pode continuar assim, que não é do interesse do povo ucraniano ou dele mesmo", disse Lavrov a repórteres, comentando sobre um artigo que ele recentemente citou funcionários não identificados do governo dos EUA dizendo que o Departamento de Estado dos EUA estava lançando secretamente as bases para possíveis negociações de paz.

Ele também acrescentou que esses rumores de que "os norte-americanos estão supostamente preparando algumas conversas, continuam aparecendo e desaparecem com a mesma facilidade", então Moscou "não reage mais a isso".

Lavrov também relatou que o discurso de Zelensky na cúpula foi gravado e durou 20 minutos, embora cada participante tenha recebido cerca de 3 minutos.

Além disso, segundo o chefe da diplomacia russa, as declarações do presidente ucraniano mostram que ele não quer "ouvir conselhos do Ocidente" sobre negociações de paz . "Só tirei uma conclusão de seu discurso: que ele não ouve os conselhos do Ocidente. Não vou listar tudo o que ele disse. Houve uma retórica beligerante, russófoba, agressiva . Mas a melhor coisa que caracteriza o conteúdo de seu discurso e o estado deste homem é uma frase. Ele disse que o desembarque dos aliados na Normandia em 1944 foi o ponto de virada da Segunda Guerra Mundial. Tire suas próprias conclusões", declarou.