domingo, 6 de novembro de 2022

RAISI, PRESIDENTE DO IRÃ: “EUA BUSCOU DESESTABILIZAR NOSSO PAÍS COMO FEZ COM LÍBIA E SÍRIA, PORÉM FRACASSOU” 

Washington tentou desestabilizar a situação política no Irã, assim como fez na Líbia e também na Síria durante a Primavera Árabe, declarou o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, nesta última sexta-feira(04/11), como foi noticiado pela agência de notícias Reuters."Os norte-americanos e outros inimigos tentaram desestabilizar o Irã executando os mesmos planos que promoveram na Líbia e na Síria, mas falharam", afirmou Raisi.

Além disso, o presidente do Irã referiu-se às manifestações da oposição pró-imperialista no país, frisando que “motins e tentativas de perturbar o país são diferentes de protestos. Temos que lidar com os tumultos e aqueles que criam insegurança", disse ele, acrescentando que as cidades do Irã estão agora "seguras".

O regime nacionalista dos Aiatolás no Irã enfrenta protestos da extrema direita contra o governo Raisi em todo o país há várias semanas. As manifestações começaram após a morte de Mahsa Amini, uma jovem mulher de 22 anos que morreu sob custódia policial em Teerã. As autoridades iranianas acusaram governos imperialistas, principalmente Estados Unidos e os sionistas de Israel, de promover e financiar os protestos da oposição.

Em meados de outubro, Raisi acusou Joe Biden, o Democrata genocida presidente  dos EUA, de incitar "caos, terror e destruição" no Irã. Segundo o presidente, um exame mais aprofundado das raízes da sabotagem, assassinatos e distúrbios que ocorrem na região pode revelar os vestígios políticos das ações dos EUA.

Como noticiou o Blog da LBI, nesta quinta-feira passada (03/11), Biden assegurou que Washington "vai libertar o Irã".  De sua parte, Raisi respondeu que seu país já havia sido libertado pela Revolução Democrática Islâmica de 1979, que derrubou o regime títere do imperialismo ianque, encabeçado pelo Xá Reza Pahlavi.