quinta-feira, 17 de novembro de 2022

KREMLIN REBATE CASA BRANCA SOBRE INCIDENTE NA POLÔNIA: EUA E OTAN SÃO “CAUSA RAIZ” DA GUERRA NA UCRÂNIA

Comentando a declaração da Casa Branca sobre a responsabilidade da Rússia por um incidente com mísseis na Polônia, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que as ações dos EUA e da OTAN foram a causa raiz de tudo o que está acontecendo agora. A porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Adrienne Watson, disse na quarta-feira (16) que os EUA acreditam que a Rússia é "a última responsável" pelo incidente devido à operação militar especial na Ucrânia. "Os norte-americanos falam sob o paradigma 'se algo não tivesse acontecido [antes], isso não aconteceria [agora]'. Então faz sentido retroceder. E veremos a causa raiz de tudo é a OTAN e os Estados Unidos no comando", disse Peskov, comentando o comunicado da Casa Branca.

Na terça-feira (15), a imprensa polonesa divulgou que dois mísseis teriam caído no território do país. Apesar do alerta inicial levantando suspeitas contra Moscou, no dia seguinte o presidente polonês, Andrzej Duda, declarou que era altamente provável que os mísseis pertencessem à Ucrânia.

De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, nenhum ataque foi feito contra alvos perto da fronteira entre Ucrânia e Polônia naquele dia. Mais tarde, a pasta afirmou que fotografias do local do incidente na Polônia mostram fragmentos de um míssil do sistema de defesa antiaérea S-300 pertencente a Kiev.