quinta-feira, 17 de novembro de 2022

“POODLE DO TIO SAM”: LULA DEFENDE FIM DO PODER DE VETO NO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU


Lulal, o "Poodle do Tio Sam" no Brasil, propôs acabar com o poder de veto do Conselho de Segurança da ONU. Lembremos que muitos países não estão destruídos pelos EUA devido os vetos da Rússia e da China no covil de bandidos imperialistas controlado pela Casa Branca. 
O conselho permanente do órgão é formado por Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China. Com exceção da China, os demais países participaram da 2ª Guerra Mundial, conflito que antecedeu a criação da ONU, em 1945.

“O mundo de hoje não é o mesmo de 1945. É preciso incluir mais países no Conselho de Segurança da ONU e acabar com o privilégio do veto, hoje restrito para alguns poucos, para a efetiva promoção do equilíbrio e da paz”, disse Lula.

Só os países do conselho permanente têm um poder de veto, recurso que pode barrar a aprovação de qualquer resolução. Ao todo, 15 países integram o conselho, dos quais 10 são temporários e alterados a cada 2 anos.

O poder de veto da Rússia, por exemplo, tem impedido resoluções da ONU em favor da OTAN assim como a agressão a Síria.

A fala de Lula é mais uma prova que o petista é um aliado do imperialismo ianque contra o povos oprimidos e as nações que lutam contra as grandes potências imperialistas.