quarta-feira, 6 de outubro de 2021

DEBATE NO JORNALISMO INVESTIGATIVO: A CIA PODE ESTÁ POR TRÁS DO VAZAMENTO DE DOCUMENTOS DO PANDORA PAPERS?

Será que a CIA está por trás do vazamento dos Pandora Papers, dada sua curiosa falta de foco nos políticos, empresários e corporações norte-americanas? Pode não ser uma coincidência que tanto o fundador do eBay, Pierre Omidyar, quanto o investidor George Soros forneçam financiamento ao ICIJ e ao OCCRP por meio de suas controversas empresas "filantrópicas" Luminate e Open Society. Aclamado por lançar uma nova luz sobre os complexos arranjos financeiros da elite global, os Pandora Papers colocam muitas questões - não menos importante, onde estão os americanos? Os autores não estão dispostos a morder a mão oculta que os alimentou?

Em 3 de outubro, o Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ), com sede em Washington, DC, anunciou o vazamento de quase três terabytes de dados incriminadores sobre o uso de acordos financeiros offshore por celebridades, fraudadores, traficantes de drogas, membros da família real e líderes religiosos. O mundo acabou. O ICIJ liderou o que chamou de “a maior colaboração jornalística do mundo”, envolvendo mais de 600 jornalistas de 150 veículos de mídia em 117 países, para vasculhar o tesouro de 12 milhões de documentos, apelidados de “Pandora Papers”.

Entre outras coisas, os dados revelam a utilização de paraísos fiscais e de sigilo financeiro “para aquisição de bens imóveis, iates, jactos e seguros de vida; seu uso para fazer investimentos e movimentar dinheiro entre contas bancárias; planejamento imobiliário e outras questões de herança; e a evasão de impostos por meio de esquemas financeiros complexos. ”. Alguns documentos também estão relacionados a “crimes financeiros, incluindo lavagem de dinheiro”.

Embora a publicação de artigos relacionados ao conteúdo bombástico dos documentos esteja apenas em seus estágios iniciais, o Consórcio promete que os registros contêm  “uma quantidade sem precedentes de informações sobre os chamados proprietários beneficiários de entidades registradas nas Ilhas Virgens Britânicas, Seychelles, Hong Kong, Belize, Panamá, Dakota do Sul e outras jurisdições sigilosas ”, com mais de 330 políticos e 130 bilionários da Forbes nomeados.

Apesar do transporte volumoso, muitos críticos apontaram que os mapas do ICIJ de onde essas "elites e vigaristas" vêm e/ou residem têm grande peso na Rússia e na América Latina - por exemplo, nem um único político corrupto nomeado está baseado nos EUA.

A própria organização observa que as nações mais representadas nos arquivos são Argentina, Brasil, China, Rússia e Reino Unido - o que parece estranho, quando se considera que o Consórcio identificou mais de US $ 1 bilhão em trusts dos Estados Unidos, instrumentos fundamentais para a evasão fiscal, evasão e lavagem de dinheiro.

Então, novamente, lançamentos de blockbuster anteriores do ICIJ e do Projeto de Relatórios de Crime Organizado e Corrupção (OCCRP), seu principal colaborador, continham omissões igualmente incongruentes. Por exemplo, em março de 2019, o último expôs a 'Troika Laundromat', por meio da qual políticos, oligarcas e criminosos russos supostamente canalizaram bilhões de dólares.

O OCCRP publicou vários relatórios sobre a conivência e informações detalhadas sobre os muitos milhões lavados por meio das principais instituições financeiras ocidentais no processo, incluindo o Deutsche Bank e o JPMorgan Chase.

No entanto, nenhuma vez o HSBC foi mencionado - apesar de a Troika ter anunciado abertamente o banco como seu "parceiro agente" e o então chefe da equipe de dados do OCCRP, Friedrich Lindberg, admitir publicamente que o HSBC era "incrivelmente proeminente" em "todos" os corruptos da Troika esquemas.

A razão para essa omissão extraordinária nunca foi adequadamente explicada, embora uma possível resposta pudesse ser que os parceiros de reportagem do OCCRP na história fossem a BBC e o The Guardian.

O primeiro foi dirigido por Rona Fairhead de 2014 a 2017, que também atuou como conselheira não executiva do HSBC entre 2004 e 2016. Enquanto isso, o último há muito desfruta de uma lucrativa relação comercial com o banco, o que certamente é vital para manter as luzes da publicação em dificuldades .

A investigação do Panama Papers de abril de 2016, liderada conjuntamente pelo ICIJ e OCCRP, revelou como os serviços do escritório de advocacia offshore panamenho Mossack Fonseca foram explorados por indivíduos ricos e funcionários públicos para fraude, evasão fiscal e para contornar sanções internacionais.

As reportagens da dupla e a cobertura da mídia resultante se concentraram fortemente em indivíduos de alto perfil, como o então primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, que lucrou com um trust com base no Panamá estabelecido por seu pai.

Um dos principais promotores do conteúdo mais sinistro dos jornais foi o bilionário Bill Browder. O que o fraudador condenado e, na verdade, um grande número de veículos de notícias que publicaram seus comentários sobre o vazamento, não reconheceram sistematicamente que ele mesmo é citado nos documentos de Mossack Fonseca, ligado a um grande número de empresas de fachada em Chipre usadas para isolar seus clientes de impostos sobre  grandes lucros que  ele acumulou para eles ao investir na Rússia durante os tumultuados anos 1990, e disfarçam a propriedade de propriedades luxuosas que possui no exterior.

Como Browder testemunhou, ele tem um relacionamento íntimo com o OCCRP, tendo-o engajado em sua cruzada global contra a Rússia desde sua proibição sem cerimônia de entrar no país em 2005. Além disso, muitos outros veículos importantes, incluindo Bloomberg e o Financial Times, que ele também usou como peões em sua blitz de propaganda russofóbica, declaradamente se recusaram a publicar histórias sobre suas duvidosas transações financeiras.

Essa evidente relutância em morder a mão que alimenta bem poderia explicar por que os Pandora Papers parecem amplamente silenciosos sobre as negociações offshore de cidadãos americanos ricos e indivíduos residentes nos Estados Unidos.

Tomemos, por exemplo, as fortunas do fundador do eBay Pierre Omidyar e do investidor George Soros, que supostamente totalizam pelo menos US $ 11,6 bilhões e US $ 7,5 bilhões, respectivamente - nenhuma informação implicando-os em qualquer esquema questionável ainda foi desenterrada.

 

Pode não ser uma coincidência que ambos forneçam financiamento para o ICIJ e OCCRP por meio de seus empreendimentos "filantrópicos" altamente polêmicos Luminate e Open Society.

A lista de chamada de financiadores do OCCRP oferece outros motivos de preocupação - aninhados entre eles estão o National Endowment for Democracy e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, que reconhecidamente servem para promover os interesses de segurança nacional dos Estados Unidos, e estão envolvidos em numerosos serviços militares e de inteligência operações para desestabilizar e deslocar  governos “inimigos” estrangeiros  desde o seu início.

Além disso, há indícios preocupantes de que o próprio OCCRP foi criado por Washington com esse propósito. Em junho, uma entrevista coletiva na Casa Branca foi convocada sobre o tema “luta contra a corrupção”. Ao longo do processo, um "funcionário sênior da administração" sem nome anunciou que o governo dos EUA colocaria "a situação anticorrupção no centro de sua política externa" e desejava "priorizar esse trabalho em todos os setores".

Eles passaram a declarar as dimensões precisas desse impulso anticorrupção  "[ainda] para ser visto",  mas era esperado que "componentes da comunidade de inteligência",  incluindo o diretor de Inteligência Nacional e a Agência Central de Inteligência, seriam jogadores-chave nisso.

Suas atividades complementariam os esforços atuais dos EUA para  “identificar a corrupção onde ela está acontecendo e tomar as respostas políticas apropriadas” , “[apoiando] outros atores” , como “jornalistas investigativos e ONGs investigativas” que  já recebem apoio de Washington.  “Vamos ver o que mais podemos fazer nessa frente ... Existem linhas de assistência que deram início a organizações de jornalismo [investigativo]”, afirmaram. “O que me vem à mente mais imediatamente é o OCCRP, bem como a assistência externa que vai para ONGs.”

Essas palavras iluminadoras, completamente ignoradas na época pelos meios de comunicação ocidentais, ganharam uma ressonância ainda mais assustadora à luz dos desenvolvimentos recentes.

Na verdade, eles parecem estabelecer um plano para exatamente o que aconteceu, cortesia do OCCRP, a própria organização que ele “deu início” e apoia financeiramente até hoje.

Por sua vez, os meios de comunicação apenas afirmam que o ICIJ “obteve” os documentos, cuja fonte última não foi especificada. Como tal, é razoável perguntar - a CIA está por trás da divulgação dos Pandora Papers?

Por Kit Klarenberg, um jornalista investigativo que explora o papel dos serviços de inteligência na formação de políticas e percepções.