quinta-feira, 21 de outubro de 2021

EUA SEQUESTRAM E TORTURAM DIPLOMATA VENEZUELANO ALEX SAAB: POR SUA LIBERDADE IMEDIATA DAS GARRAS DO IMPERIALISMO IANQUE!

O diplomata venezuelano Alex Saab que estava ilegalmente detido em Cabo Verde foi transferido no passado sábado para os Estados Unidos (EUA), o acontecimento intervencionista gerou uma grave violação do Direito Internacional. A captura arbitrária da Saab ocorreu em Cabo Verde no dia 12 de junho de 2020, quando a aeronave onde foi mobilizada fez escala naquele país africano para reabastecer e continuar a sua missão humanitária ao Irã. Apesar de ter todos os credenciamentos como diplomata venezuelano perante os povos africanos com base na Convenção de Viena, na Convenção de Genebra e nas Nações Unidas, Alex Saab foi preso e levado a uma cela onde seus direitos foram violados.

Desde a sua detenção, Saab foi violado com o devido processo, tanto as autoridades constitucionais da Venezuela como a sua família e equipe de advogados, que foram impedidas de entrar em Cabo Verde para fazer a respectiva defesa. Num primeiro momento, o Governo de Cabo Verde mostrou-se disposto a transferir a Saab para os Estados Unidos, para proceder ao segundo sequestro contra o diplomata.

O diplomata venezuelano foi fundamental para trazer para Caracas alimentos e remédios de vários países, isso emoldurado pelo ilegal bloqueio econômico, financeiro e comercial que a Casa Branca impõe ao país sul-americano há mais de cinco anos.

O próprio presidente Nicolás Maduro denunciou que a captura ilegal da Saab se deve a um ataque dos Estados Unidos ao Comitê de Abastecimento e Produção Local (CLAP), criado em função do bloqueio ilegal que impede Caracas de importar matérias-primas para o desenvolvimento da Venezuela.

Durante o seu discurso após a confirmação da transferência de Saab para Miami, o presidente venezuelano revelou que o diplomata foi torturado pelas autoridades cabo-verdianas antes de ser levado para os Estados Unidos, “levaram-no para uma prisão insalubre e puseram-no no escuro, num buraco cheio de excrementos (...) Membros do governo dos Estados Unidos o torturaram durante dias com pancadas, quebraram três dentes, colocaram eletricidade nele por vários dias”, explicou.

"Eles queriam forçá-lo a mentir e transformá-lo em um monstro para ser um falso acusador contra a Venezuela, o que Alex Saab nunca aceitou", disse o presidente Maduro.

Por sua vez, a esposa de Saab, Camila Fabri, destacou que a perseguição ao diplomata se deve ao seu trabalho para aliviar o bloqueio sofrido pela Venezuela pelos Estados Unidos, “continuamos com coragem e lutamos pelos povos dignos do mundo, pela Venezuela e o Governo legítimo de Nicolás Maduro. A verdade prevalecerá. Graças a vocês ", disse ele.

Ao tomar conhecimento das torturas a que foi submetido Alex Saab, centenas de venezuelanos reuniram-se em Caracas para exigir a sua libertação, bem como a Justiça contra as práticas perpetradas por Cabo Verde e pelo Governo dos Estados Unidos.

O acontecimento levou o Executivo a tomar a decisão de suspender a negociação, uma vez que não há garantias para dirimir divergências políticas no país enquanto se mantiver a ingerência dos Estados Unidos com a cumplicidade de Cabo Verde no processo.