sábado, 16 de outubro de 2021

MADURO E PUTIN ACORDAM COOPERAÇÃO ESTRATÉGICA: SAUDAMOS COMO PROGRESSISTA A UNIDADE ENTRE RÚSSIA E VENEZUELA CONTRA O IMPERIALISMO IANQUE E SEUS GOVERNOS LACAIOS!

Em Moscou, Venezuela e Rússia revisam o estado de cumprimento dos diversos projetos de colaboração bilateral e as perspectivas de novos acordos conjuntos. Este foi o resultado da XV Comissão Intergovernamental entre Venezuela e Rússia. Venezuela e Rússia concordaram em fortalecer o que chamaram de alianças estratégicas em setores como agroalimentar, militar, indústria, pesca e cultura, entre outros, assinando nesta sexta-feira nove instrumentos jurídicos e de cooperação durante a sessão final da comissão intergovernamental. Os Marxistas Revolucionários da LBI saúdam como progressiva a unidade militar entre a Rússia e a Venezuela contra o imperialismo ianque e seus governos lacaios na América Latina. 

Não nutrimos ilusões na capacidade revolucionária do Chavismo e do governo Maduro ultrapassar suas limitações históricas de um movimento radicalizado da burguesia nacionalista, entretanto combatemos na mesma trincheira antiimperialista quando se trata de combater o maior inimigo dos povos e seus fantoches. Nessa unidade de luta devemos sempre apontar o caminho do enfrentamento revolucionário com os setores da burguesia nativa subordinada aos interesses do “grande Amo do Norte”. 

O acordo foi confirmado pelo vice-ministro de Comércio Exterior da Venezuela, Héctor Silva, que participa da XV Comissão Intergovernamental de Alto Nível (CIAN) entre as duas nações.O responsável informou que estiveram presentes empresas que pretendem colocar ofertas exportáveis ​​no mercado russo e outras que podem importar matérias-primas para usufruir das capacidades instaladas na Venezuela. Enquanto isso, o ministro da Pesca e Aquicultura da Venezuela, Juan Luis Laya, afirmou que a cooperação entre as duas nações é de extrema importância pelo impulso que pode proporcionar ao setor do camarão e outros itens que podem ser exportados para a Federação Russa.

Durante as sessões de trabalho, o Ministro do Poder Popular para as Indústrias e Produção Nacional, Jorge Arreaza, agradeceu à Rússia o apoio abnegado que a Rússia tem prestado à Venezuela. Além disso, reconheceu que as reuniões constantes do CIAN, iniciadas em 2002, têm contribuído para o fortalecimento das relações econômicas e comerciais binacionais.

Por sua vez, a diretora-geral do Comitê Nacional de Cooperação Econômica da Rússia com os Países Latino-Americanos, Tatiana Mashkova, também participante do fórum, disse que o intercâmbio de negócios entre a Rússia e a Venezuela é um desafio.

Ele acrescentou que a nação sul-americana tem condições de aumentar suas exportações para o mercado russo e disse que o empresariado de seu país tem muito interesse em investir e criar joint-ventures em setores como alta tecnologia.

O embaixador da Rússia em Caracas, Sergey Melik-Bagdasarov, afirmou que as relações entre as duas nações são de alto nível e mencionou que os contatos de seus presidentes são muito eficazes e contam com a comissão mista de alto nível que faz parte deste fórum um componente essencial, promotor de relações em matéria econômica.

A senda correta a ser percorrida é apoiar o combate direto contra as provocações ianque e ao mesmo tempo apostar na defesa e ampliação das conquistas sociais da classe operária, forjando no calor da batalha um programa genuinamente comunista de completa ruptura com o nacionalismo burguês. Devemos convocar a vanguarda classista para a ação direta, contemplando uma plataforma de formação de milícias de autodefesa armadas assim como a nacionalizações de grupos econômicos sob o controle dos trabalhadores e socialização do latifúndio, como um passo concreto rumo a Revolução Proletária. No curso desse combate não nos furtaremos em apoiar todas as iniciativas no campo do nacionalismo burguês que se choquem objetivamente com o imperialismo ianque, para nessa trincheira de luta forjar na vanguarda venezuelana um autêntico Partido Operário Revolucionário!