terça-feira, 26 de outubro de 2021

GRANDE MARCHA RUMO AOS EUA: TODO APOIO A LUTA DOS MIGRANTES! ABAIXO A REPRESSÃO DO GOVERNO DEMOCRATA BIDEN!

Milhares de migrantes partiram da cidade mexicana de Tapachula, na fronteira com a Guatemala, onde esperavam por documentos que comprovem serem refugiados ou requerentes de asilo rumos aos EUA. A maioria dos quais da América Central, o grupo juntava cerca de 2.000 pessoas, mas já contabiliza 6.000 migrantes, caminha em direção à capital mexicana para tentar regularizar a sua situação e tentar depois entrar nos Estados Unidos. O governo Biden os "aguarda" com um forte aparato repressivo. 

A marcha dos migrantes “pela liberdade, dignidade e paz”, composta por mulheres, homens e crianças, ao som da frase “Sim, podemos, sim podemos!”. Algumas escaramuças foram registadas quando os migrantes passaram pela polícia estadual, que os tentou deter, mas o grupo continuou o seu caminho.

Dezenas de milhares de migrantes das Honduras, El Salvador e Haiti têm estado à espera na cidade de Tapachula, no sul do México, pelos documentos de refugiado ou de asilo, para tentarem depois seguir e entrar nos Estados Unidos, mas estão cansados dos atrasos do processo.

O México exige que os migrantes que solicitam vistos humanitários ou asilo permaneçam no estado fronteiriço de Chiapas, próximo da Guatemala, até que os seus casos sejam processados.

Ao contrário de marchas anteriores, esta avança a um ritmo lento para esperar pelas mulheres e crianças, evitando que fossem deixadas para trás e detidas por agentes da Guarda Nacional ou das Migrações.

A maioria dos migrantes caminha com as bandeiras dos respetivos países e uma cruz, por uma estrada onde as temperaturas ultrapassam os 36 graus Celsius.

Esta região tem registado uma onda migratória sem precedentes desde o início do ano, com um fluxo histórico de 147.000 pessoas indocumentadas detetadas no México entre janeiro e agosto, o triplo do contabilizado no período homólogo de 2020, e um recorde de 212.000 migrantes detidos apenas em julho pela guarda de fronteiras dos Estados Unidos.

O desastre de níveis sem precedentes de imigração ilegal ocorrendo na fronteira dos Estados Unidos permaneceu sem solução pela administração Biden, com níveis agora tão altos que as detenções da Patrulha de Fronteira estão se aproximando de seu nível mais alto em 35 anos. Uma grande caravana de migrantes saindo de Tapachula, México, dirigiu-se aos Estados Unidos nesta segunda-feita, 25.10. Imagem mostraram um grande número de caravanas de migrantes saindo de Tapachula, no México, supostamente com destino à fronteira com os Estados Unidos. Os migrantes vêm principalmente da América Central e carregam faixas que dizem coisas como “Viemos em paz”. As tentativas das autoridades mexicanas de impedir os migrantes parecem estar fracassando, com imagens de vídeo mostrando uma caravana de migrantes ultrapassando uma barreira montada pelas forças do 'Instituto Nacional de Migração mexicano'.

Entre as prisões do atual ano fiscal pela Patrulha de Fronteira estavam mais de 608.000 cidadãos mexicanos, 309.000 prisões de hondurenhos, 279.000 guatemaltecos e cerca de 96.000 migrantes de El Salvador. Também houve cerca de 367.000 prisões de estrangeiros ilegais do Haiti, Venezuela, Equador,Brasil e outros países. Com o quão ruim está a situação da fronteira agora, até mesmo alguns democratas do Texas exigiram recentemente que a administração Biden fizesse uma declaração de emergência  na fronteira. Não a repressão de Biden, Todo apoio a marcha dos migrantes!