domingo, 10 de outubro de 2021

MASSIVOS PROTESTOS CONTRA O PASSAPORTE SANITÁRIO CRUZAM TODA EUROPA: FRANÇA É A VANGUARDA DA LUTA CONTRA O NEOFASCISMO DA BIG PHARMA

As mobilizações populares contra as medidas draconianas impostas pela OMS&BigPharma, através do aparelho repressivo dos governos títeres do capital financeiro. A França tem se colocado na vanguarda destes protestos, que no país unificam tanto as demandas democráticas contra o fascismo sanitário, como as reivindicações sociais dos trabalhadores em luta contra o governo neoliberal de Macron. Cerca de 50. 000 manifestantes contra o passaporte sanitário tomaram as ruas de várias cidades da França pelo décimo terceiro sábado consecutivo, conforme noticiou a própria mídia corporativa do “El Pais” que cobre notícias políticas e movimentos sociais em todo o mundo.

Segundo a mídia, na cidade de Pau, no sudoeste da França, cerca de 7000 pessoas se reuniram na Place Verdun, onde ocorreu um violento confronto entre manifestantes e repressores.As forças repressivas usaram gás lacrimogêneo para dispersar a multidão e manter a ordem, depois de não permitir que os manifestantes entrassem na Praça Clémenceau, onde se reuniram semanas antes.

Na cidade de Estrasburgo, no nordeste da França, ocorreram manifestações semelhantes contra a obrigatoriedade do passaporte médico para o acesso a inúmeros espaços recreativos e culturais. Os indignados gritavam "liberdade, liberdade" enquanto acendiam velas e as luzes de seus telefones celulares.Nessa mobilização, bombeiros e funcionários públicos , entre eles alguns, carregavam cartazes indicando que estavam suspensos de suas funções por não apresentarem o famigerado “passe de sanitário”.

Na França, o uso do atestado sanitário continua necessário até o fim do reacionário “estado de alarme” no país, previsto para 15 de novembro. De acordo com essa lei, é proibida a entrada em locais públicos, como restaurantes ou cinemas, assim como eventos culturais e esportivos para quem não possui “passaporte de saúde”. A apresentação deste passe também é necessária para viajar de avião, trem ou ônibus.

Na Itália também ocorreram fortes motins na contra passaporte da Covid. Milhares de pessoas protestaram neste último sábado(09/10)no centro de Roma, capital italiana, contra o uso generalizado do “passaporte médico”, que será obrigatório a partir de 15 de outubro em todos os empregos na Itália. Neste protesto, os manifestantes enfrentaram o aparato repressor do atual governo neofascista, o que gerou graves distúrbios e a ocupação à sede do principal sindicato deste país europeu, que desgraçadamente apoia a repressão estatal contra os trabalhadores.Também houve manifestações em outras cidades italianas. Os  manifestantes prometem não dar trégua ao Primeiro Ministro Mario Dragui, o novo Mussolini estafeta da governança global do capital financeiro.