segunda-feira, 25 de outubro de 2021

ABAIXO O GOLPE MILITAR NO SUDÃO! SOLIDARIEDADE ATIVA EM APOIO AO PROLETARIADO AFRICANO! 

O Ministério das Comunicações sudanês confirmou nesta segunda-feira (25/10) que o governo provisório enfrenta um golpe militar, com a prisão do Primeiro-Ministro e sua transferência para local desconhecido. O Ministério afirmou que Abdalla Hamdok foi transferido para um local desconhecido após se recusar a fazer uma declaração em apoio ao golpe de Estado. "Depois que ele se recusou a participar do golpe, uma força do Exército deteve o primeiro-ministro Abdalla Hamdok e o levou para um local não identificado", afirmou o comunicado.

Da mesma forma, a entidade informou que as tropas invadiram os estúdios de rádio e televisão de Cartum, capital do país, e prenderam seus funcionários. A maioria dos Ministros do país, incluindo o Primeiro-Ministro, um grande número de membros de partidos políticos pró-governo e um membro do Conselho Soberano do Sudão foram presos nesta segunda-feira. Há relatos de que os serviços de telefonia móvel e internet pararam de funcionar em Cartum. Enquanto isso, o aeroporto da cidade foi fechado e o Exército bloqueou as entradas da capital, as pontes e as ruas principais.

Por sua vez, a Associação dos Trabalhadores do Sudão incentivou os cidadãos a saírem às ruas para exigir a libertação das autoridades civis e resistir a qualquer tentativa de golpe militar. Pouco depois de relatos de uma aparente tomada de poder pelos militares, fotos e vídeos de manifestantes tomando as ruas de Cartum foram postados nas redes sociais. 

A crise nas relações entre as autoridades militares e civis já dura várias semanas. Várias concentrações públicas de apoiadores do Exército no país aconteceram pela segunda semana consecutiva para exigir a renúncia do governo provisório. A crise política vivida no Sudão vem deste 2019, quando o antigo ditador sudanês Omar al-Bashir, que estava no poder à três décadas foi deposto, depois de 8 meses de protestos. Após essa histórica luta do povo sudanês, foi criado um governo de transição composto por civis. Os Marxistas Leninistas convocam a solidariedade ativa com o proletariado sudanês, mobilizando o proletariado internacional para denunciar esta tentativa de golpe militar contra as massas em luta contra a exploração do país pelas corporações imperialistas. Abaixo o Golpe Militar!