quarta-feira, 27 de outubro de 2021

COMEÇA HOJE JULGAMENTO NA INGLATERRA SOBRE A EXTRADIÇÃO DO FUNDADOR DO WIKILEAKS PARA OS EUA: LIBERDADE IMEDIATA PARA JULIAN ASSANGE!

Centenas de pessoas em Londres manifestam-se a favor da libertação de Julian Assange. O processo desta quarta-feira, 27, é um dos últimos recursos de Washington para obter a extradição do fundador do WikiLeaks. O Tribunal Superior de Justiça de Londres iniciou na quarta-feira o julgamento sobre o recurso dos Estados Unidos contra a decisão de um tribunal britânico de rejeitar a extradição do fundador do WikiLeaks, Julian Assange, para aquele país. O governo dos EUA entrou com um recurso depois que os tribunais britânicos em janeiro se recusaram a extraditar o fundador do WikiLeaks. Lutemos pela liberdade imediata de Assange!

A juíza Vanessa Baraitser explicou a rejeição do pedido dos EUA por medo de que Julian Assange pudesse se suicidar, argumentando que a extradição seria "opressiva" devido à saúde mental do fundador do WikiLeaks. O processo desta quarta-feira é um dos últimos recursos de Washington, que, se falhar, só poderá ir para a Suprema Corte britânica. Assange foi detido no Reino Unido em 2019 depois de passar sete anos abrigado na embaixada do Equador em Londres para evitar sua rendição à Suécia.

O fundador do WikiLeaks está detido na prisão britânica de alta segurança em Belmarsh (Londres) e enfrenta 18 acusações nos EUA em relação ao vazamento de pelo menos 700.000 documentos militares e diplomáticos secretos relacionados às campanhas militares daquele país no Iraque e no Afeganistão.

Asilado desde 2012 na Embaixada do Equador em Londres durante o goveno do presidente Rafael Correa, Assange teve seu exílio cassado e foi entregue pelo governo do vendido Lenin Moreno à Scotland Yard em abril de 2019. Hoje o Tribunal de Londres irá julgar o recurso impetrado por Washington por ter perdido sua demanda de extraditar Assange. O que estará em jogo na próxima semana é se Assange será libertado na Inglaterra ou entregue aos Estados Unidos, onde é acusado, de forma fraudulenta, por espionagem por ter exposto os crimes de guerra praticados pelo Pentágono no Iraque e no Afeganistão. Pelo crime de espionagem, nos EUA, poderia pegar 170 anos de prisão.