segunda-feira, 18 de outubro de 2021

RÚSSIA SUSPENDE SUA MISSÃO JUNTO DA OTAN: PUTIN ESTÁ APRENDENDO COM OS PRÓPRIOS ERROS? JAMAIS ESQUECEREMOS QUE NÃO VETOU A INTERVENÇÃO MILITAR NA LÍBIA NO CS DA ONU

Sergei Lavrov, ministro russo das Relações Exteriores, declarou nesta segunda-feira (18) que a Rússia suspenderá o funcionamento do escritório de informação da OTAN em Moscou. "Em resposta às ações da OTAN, estamos suspendendo o trabalho de nossa missão permanente na aliança, incluindo o trabalho do principal representante militar". Ele acrescentou que "nós estamos suspendendo as atividades da missão de contatos militares da OTAN em Moscou, sendo assim, a acreditação dos seus funcionários deverá ser revogada a partir de 1º de novembro de 2021 e as atividades do escritório de informação da OTAN em Moscou, que foi estabelecido na Embaixada do Reino da Bélgica, estão sendo encerradas". Como se vê, a Rússia pelo caráter de classe burguês de seus governos é incapaz de levar adiante uma oposição consequente aos planos do imperialismo, buscando simplesmente preservar defensivamente suas zonas de influência na região. Lembremos o exemplo líbio, onde em nome do suposto combate a “ditadura Kadaffi,” o imperialismo, com o aval da China e da Rússia que se abstiveram no CS da ONU, atacaram o pais do Magreb africano. Putin está de barbas de molho diante da “transição democrática” conservadora operada no Oriente Médio e nas ex-repúblicas soviéticas, depois de ter vergonhosamente avalizado a agressão imperialista a Líbia na ONU.

Além disso, Lavrov detalhou que Moscou não pretende fazer de conta que as relações com a OTAN poderão mudar em uma perspectiva de curto prazo."A OTAN não está interessada em qualquer diálogo equitativo. Se é assim, não vemos grande necessidade de continuar fazendo de conta que são possíveis quaisquer mudanças em um futuro próximo, porque a OTAN já declarou, de fato, sobre a impossibilidade de tais alterações".

Em 6 de outubro, a OTAN anunciou a redução da missão russa junto à aliança de 20 para 10 pessoas, oito diplomatas tiveram suas acreditações revogadas, outras duas vagas foram eliminadas. Segundo a aliança, até final de outubro os diplomatas russos devem deixar Bruxelas.

Como se observa, estamos diante de um quadro geopolítico estratégico frente à luta de classes mundial, o que exige uma posição clara e justa dos Marxistas-Revolucionários: ao lado da resistência contra o imperialismo e os bandos fascistas, inclusive estabelecendo frentes únicas de ação com o exército russo para derrotar a ofensiva da OTAN em sua fronteira! 

Esta perspectiva abre caminho para que os trotskistas façam propaganda revolucionária nas trincheiras de combate para construir o verdadeiro Partido Comunista na Rússia e nas ex-Repúblicas Soviéticas, retomando as tradições internacionalistas revolucionárias de Lênin e Trotsky que neste momento se condensam na palavra de ordem de derrotar o imperialismo para edificar uma nova revolução de Outubro!