terça-feira, 19 de maio de 2020

LUTADORES DO CHILE MOSTRAM O CAMINHO: ÀS RUAS CONTRA O CHACAL PIÑERA, POR COMIDA A FIM DE MATAR A FOME E HOSPITAIS PÚBLICOS PARA COMBATER O COVID-19


Policiais e manifestantes entraram em confronto em Santiago, nesta segunda-feira (18), em meio ao lockdown imposto à toda cidade para supostamente conter a propagação do coronavírus e enquanto as regiões mais pobres da capital do Chile enfrenta escassez de alimentos. Enfrentando heroicamente as FFAA e políciais, um grupo de manifestantes atirou pedras, gritou palavras de ordem e queimou pilhas de madeira ao longo de uma rua na empobrecida vizinhança na periferia ao sul de Santiago.No Chile, a palavra de ordem das ruas é: Sair do isolamento para lutar por hospitais públicos e comida a fim de ser combater o Covid e Piñera! Imagens em redes sociais e em canais de televisão mostraram a polícia usando gás lacrimogêneo e canhões de água para dispersar a multidão que crescia. Famílias estavam passando fome nas regiões mais pobres de El Bosque, um bairro onde moram muitos trabalhadores informais e desempregados. O distrito urbano está em quarentena desde meados de abril imposta pelo chacal ultraneoliberal Piñera. Todas as pautas reivindicadas pelos manifestantes no ano passado, desde o aumento de aposentadorias a reajustes salariais até o fim do governo Piñera, continuam sem resolução. A tarefa dos Marxistas Leninistas neste grave momento de confusão e luta é o de elevar a consciência revolucionária do proletariado e contribuir para tornar sua luta mais organizada na perspectiva do socialismo. Em tempos de pandemia, a maneira de protestar pode se adequar às exigências de proteção sanitária, mas não deve de ser descartada no mundo, tendo como pretexto as possibilidades de contaminação. As redes sociais assumiram grande importância, mas devem ser subordinadas as ações diretas da classe trabalhadora, seja nas ruas e locais de trabalho, como panelaços, atos em praças públicas e até bloqueios de ruas como vimos bravamente no Chile. As próprias massas deram um bom exemplo de luta e coragem nas ruas do Chile, é dever dos Revolucionários generalizar esse tipo de ação direta em todo planeta!
 

Para vencer nesse momento crucial os setores mais conscientes da vanguarda devem avançar na construção de organismo de poder dos trabalhadores, com comitês de autodefesa armados que tenham como estratégia a revolução proletária que aniquile de forma revolucionária as instituições apodrecidas do regime político e particularmente as FFAA! Faz-se necessário, criar as condições para que os trabalhadores tomem o poder político e econômico, assim como os meios de comunicação e os bancos, tarefa que depende da construção dos cordões operários para edificarem um Governo Revolucionário, o que não passa pelo circo burguês das eleições antecipadas ou uma Constituinte nos marcos do regime como apregoa a Frente Popular!