sábado, 2 de outubro de 2021

PARAMILITARES ASSASSINAM MAIS UM DIRIGENTE SINDICAL NA COLÔMBIA: SÓ EM 2021 SÃO 128 ATIVISTAS SOCIAIS MORTOS COM O AUXÍLIO DO GOVERNO CHACAL DE IVAN DUQUE

Nesta sexta-feira ocorrue o assassinato de outra liderança social na Colômbia, desta vez no município de Morales, localizado no departamento de Bolívar. A vítima respondia pelo nome de Erley Osorio Arias e pertencia à Federação Agrícola de Bolívar do Sul, “era filho do presidente do Conselho de Ação Comunitária (JAC) do distrito de Mina Gallo”, detalham. Relatos afirmam que Osorio Arias tinha sido dado como desaparecido desde 26 de setembro passado, após ter sido detido por grupos paramilitares, "na quinta-feira, 30 de setembro, ele foi encontrado morto por uma Comissão de Busca da mesma comunidade que é formada por 400 pessoas".

A Ouvidoria emitiu alertas devido à alta periculosidade da área devido à presença de organizações armadas, além disso, indicou que membros do JAC dos municípios de Morales, Montecristo e Santa Rosa del Sur, estão em perigo devido às disputas territoriais.

As autoridades colombianas informam que as Autodefesas Gaitanistas da Colômbia (AGC), o Exército de Libertação Nacional (ELN) e os dissidentes das ex-Farc-ep estão se mobilizando no departamento de Bolívar.

O genocídio na Colômbia não pára no governo assassino de Iván Duque, 128 líderes sociais foram assassinados até o momento este ano e desde a assinatura do Acordo de Paz em 2016, 1.243 líderes foram mortos, além da perpetração de 73 massacres.