quinta-feira, 20 de outubro de 2022

RENÚNCIA DE TRUSS: HUMILHANTE SUBORDINAÇÃO DA “COROA BRITÂNICA” A OFENSIVA IMPERIALISTA IANQUE CONTRA A RÚSSIA PRODUZ UMA CRISE SEM PRECEDENTES NO REINO UNIDO 

A renúncia foi anunciado pela própria Liz Truss em uma aparição muito breve. Em frente à porta do que obviamente foi sua casa por um tempo tão breve(10 Downing Street), Truss expressou hoje às 13h30, horário de Londres: "Perdi a confiança do Partido Conservador e renuncio ao Liderança. Permanecerei no cargo até que um novo líder seja eleito dentro de uma semana”. Nenhum de seus antecessores durou tão pouco tempo no cargo, e a velocidade da crise instalada no reacionário regime parlamentarista inglês é obviamente produto direto da subserviência da “Coroa” aos ditames criminosos do imperialismo ianque na guerra contra a Rússia na Ucrânia. O colapso econômico europeu está levando a um espetacular ascenso de massas, seja contra a ofensiva suicida da OTAN ou diretamente produto da intensa crise capitalista.

Desde que os mercados financeiros intervieram de fato no país e impuseram Jeremy Hunt como Chanceler do Tesouro para desmantelar todo o programa de aumentos de impostos do governo, a situação de Truss tornou-se insustentável. Quinze deputados pediram publicamente sua renúncia e, após a renúncia da Ministra do Interior, Suella Braverman, a falta de “disciplina“ nas fileiras conservadoras, bem como as cenas verdadeiramente grotescas em uma votação sobre fracking, nada mais poderia ser esperado.

Resta saber quem o substituirá Truss no cargo de gerente da “massa falida” do Reino Unido. Quem quer que assuma esta função na Inglaterra continuará sendo apenas um estafeta dos negócios da Governança Global do Capital Financeiro, que já olha com muita simpatia colocar como seu “funcionário” no posto vacante, um representante da velha Social Democracia, no caso inglês uma liderança do Partido Trabalhista.