domingo, 16 de outubro de 2022

“AVISO” À CASA BRANCA: EM MEIO AOS PROTESTOS “MANDE IN USA” IRÃ TESTA SISTEMA ANTIAÉREO QUE ABRANGE MAIORIA DAS BASES DOS EUA NO ORIENTE MÉDIO

Engenheiros de defesa iranianos estão trabalhando para aumentar o alcance do sistema de mísseis móvel superfície-ar de longo alcance Bavar-373 para 300 quilômetros, o suficiente para alcançar a maioria das principais bases militares dos EUA nas imediações da República Islâmica. "Criamos a cobertura de defesa antiaérea necessária em todos os níveis e camadas, e na área de elevada altitude, conseguimos testar o sistema Bavar-373 em um alcance de 200 quilômetros. Também iniciamos testes deste sistema a uma distância de 300 quilômetros", disse em discurso no domingo (16) o comandante da Força de Defesa Aérea do Irã, o brigadeiro-general Amir Alireza Sabahifard, avança Mehr News.

LEIA TAMBÉM: A GUERRA HÍBRIDA DO PENTÁGONO CONTRA O REGIME IRANIANO: O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS “PROTESTOS DEMOCRÁTICOS”?

Sabahifard assegurou que o Exército do Irã sabe o que está acontecendo em bases "inimigas" na região usando sua rede de radares domésticos avançados.

"Estamos monitorando os inimigos em suas bases. O alcance de nossos radares é de milhares de quilômetros", segundo o comandante iraniano. Além dos radares, as tropas da força da Defesa Aérea do país têm modernos equipamentos aéreos, de inteligência e de combate, acrescentou.

"Nos últimos anos, enfrentamos limitações de armas e sistemas, usando sistemas da Era da Defesa Sagrada", disse Sabahifard, referindo-se à guerra entre Irã e Iraque de 1980-1988. "Mas hoje, estamos realizando exercícios usando o melhor equipamento doméstico na vanguarda da tecnologia global [militar]. E nossos inimigos sabem que hoje somos o poder absoluto de defesa", disse.

Os Estados Unidos operam quase 20 bases militares diretamente adjacentes ao Irã, com tropas estacionadas em Omã, Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Arábia Saudita, Kuwait e Iraque.

No início deste ano, o satélite de vigilância Noor-2 do Irã surpreendeu o Pentágono ao captar uma imagem de satélite de alta resolução do quartel-general da 5ª Frota dos EUA em Manama, Bahrein. Dois anos antes, o Noor-1 divulgou imagens detalhadas da base aérea Al-Udeid a sede do Comando Central dos EUA no Catar.