sexta-feira, 21 de outubro de 2022

OEA APOIA O CAMBALEANTE GOVERNO CASTILLO NO PERU: MINISTÉRIO DAS COLÔNIAS DO IMPERIALISMO IANQUE SOCORRE GERENTE DA ESQUERDA BURGUESA QUE PERDEU APOIO POPULAR POR APLICAR O AJUSTE NEOLIBERAL

A golpista Organização dos Estados Americanos (OEA), um verdadeiro ministério das colônias do imperialismo ianque, informou que enviará uma delegação ao Peru após solicitação do presidente Pedro Castillo, o desgastado gerente da esquerda burguesa. O chefe do Executivo peruano pediu ajuda ao amo do norte para conter a crise política que o país enfrenta, demonstrando que é um servo da Casa Branca que perdeu totalmente o apoio de massas. A decisão foi aprovada por aclamação pelo Conselho Permanente durante sessão extraordinária em Washington por ação direta de Biden, na medida que Castillo perdeu apoio popular por aplicar o ajuste neoliberal exigido pelo rentismo e as grandes corporações.

LEIA TAMBÉM: A “ESQUERDA” DOMESTICADA QUE O IMPERIALISMO TANTO GOSTA: CASTILLO ATACA A NICARÁGUA E ALIA-SE A BIDEN AO NÃO RECONHECER OS RESULTADOS DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS QUE DERAM VITÓRIA A DANIEL ORTEGA (FSLN)

Para o Conselho, a resolução apoia “a preservação das instituições democráticas” no Peru seguindo assim a linha da governança global do capital financeiro que apoio gerentes da esquerda burguesa como Boric e Castillo, apostando na eleição de Lula  (PT) no Brasil.

De acordo com a OEA, o grupo é “composto por representantes dos Estados membros, de acordo com a Carta Democrática Interamericana, para realizar uma visita ao Peru a fim de analisar a situação”. O presidente peruano solicitou que os artigos 17 e 18 da Carta Interamericana fosse ativada. O primeiro item prevê que um país pode “pedir assistência para o fortalecimento e preservação de suas instituições democráticas” caso avalie estar em risco. 

O segundo autoriza visitas e diligências para averiguar a situação caso o governo local autorize. Castilho justificou a solicitação como uma forma de impedir “uma grave alteração da ordem democrática no Peru”. 

Ele assumiu o comando do país em julho de 2021 para um mandato de cinco anos. Neste período, houve duas tentativas de impeachment no Congresso, onde boa parte é da oposição e perdeu o apoio de seu próprio partido, o Peru Libre, por se vender ao imperialismo ianque.