sábado, 6 de abril de 2024

“COPIANDO” ISRAEL... INVASÃO DA EMBAIXADA DO MÉXICO NO EQUADOR DEMONSTRA QUE OS REGIMES TÍTERES DO IMPERIALISMO IANQUE NÃO RESPEITAM MAIS A INVIOLABILIDADE DAS REPRESENTAÇÕES DIPLOMÁTICAS

A invasão da Embaixada do México durante a madrugada de hoje (06/04) pelas forças repressivas do Equador é uma demonstração que os regimes títeres do imperialismo ianque não respeitam mais sequer a inviolabilidade das representações diplomáticas. Não esqueçamos que no dia 1º de Abril Israel bombardeou o complexo da embaixada do Irã na Síria, violando as normas internacionais e soberania de ambos países. Agora, policiais invadiram a Embaixada do México em Quito e sequestraram o ex-vice-presidente do Equador, Jorge Glas, que havia solicitado asilo político ao governo Obrador. A invasão da embaixada levou o México a suspender as relações diplomáticas com o Equador. 

O ex-vice-presidente estava na embaixada mexicana desde dezembro de 2023. Ele é alvo de perseguições políticas da Procuradoria-Geral do Equador e do atual governo direitista. Jorge Glas ficou preso durante cinco anos após ser condenado por corrupção. A esquerda no país denuncia que a prisão foi parte de uma campanha de lawfare contra integrantes do governo de Rafael Correa. Junto com Correa, Glas foi condenado em abril de 2020 no que ficou conhecido como "Caso Subornos". Segundo a acusação, funcionários do governo aceitaram propina de empresas privadas em troca de contratos públicos.

Durante a noite, um grupo de policiais equatorianos foi até a Embaixada do México em Quito com veículos escuros. Os agentes arrombaram as portas externas da sede mexicana e entraram no local. A principal avenida de acesso à Embaixada também foi fechada pela polícia nesse verdadeiro assalto e sequestro. Por meio de um comunicado oficial, o governo do Equador afirmou que "não vai permitir que nenhum criminoso fique impune", referindo-se a Jorge Glas. 

O encarregado da Embaixada do México no Equador, Roberto Canseco, afirmou que houve um "atropelo ao direito internacional". Ele também chamou o ocorrido de "inaceitável" e "barbárie". De acordo com a Convenção de Viena sobre as Relações Diplomáticas, de 1961, os locais de missões de um país dentro de um outro — como embaixadas e consulados — são considerados invioláveis. Equador e México aderiram à regra na década de 1960.

Segundo o tratado, a entrada de agentes de estado dentro desses locais depende da autorização do chefe da missão estrangeira. Ou seja, no caso do Equador, a polícia deveria solicitar permissão ao embaixador mexicano para ingressar na Embaixada do México.

Todas essas normas internacionais estão sendo jogadas no lixo pelos regimes títeres do imperialismo ianque, demonstrando a farsa das regras criadas pela chamada “comunidade internacional” quando o imperialismo e seus aliados, como Israel, desejam impor pela força suas ordens!