sexta-feira, 5 de abril de 2024

GOLPE CONTRA A GREVE DOS PROFESSORES NO CEARÁ: DIREÇÃO VENDIDA DO SINDICATO-APEOC IMPLODE ASSEMBLEIA GERAL PARA IMPEDIR LUTA DIRETA CONTRA ARROCHO SALARIAL IMPOSTO POR LULA, CAMILO E ELMANO

Ocorreu ontem (04/04) a assembleia geral dos professores estaduais do Ceará que deveria deliberar pela greve geral da categoria na luta contra o arrocho salarial imposto pelo governo Elmano (PT) em parceria com Lula e seu Ministro da Educação, Camilo Santana. Como os professores lotaram a assembleia exigindo a decretação imediata da paralisação na capital e no interior do estado para impor o reajuste salarial (5,62%) retroativo a janeiro, a vendida direção sindical da APEOC (um condomínio corrupto formado por PT, PCdoB e PSOL-Resistência), implodiu o encontro e partiu para a provocação direta contra os ativistas ligados a Oposição, impulsionada por diversos coletivos e políticos classistas, como o Núcleo dos Trabalhadores em Educação da LBI. Anízio Melo e sua gangue sindical governista mafiosa usaram seus capangas para agredir a vanguarda e encerrar na marra a assembleia, um verdadeiro golpe anti-democrático que foi repudiado pela base lutadora dos professores!

Com essa manobra repressiva, a vendida direção da APEOC encerrou a assembleia sob vaias e cadeiradas lançadas pela base em justo protesto, indicando sem qualquer data a realização de outra futuramente, onde vai tentar de todas as formas, usando a estrutura política e material do governo Elmano (principalmente do interior do estado), para consolidar o golpe perpetrado.

Frente a essa realidade é preciso convocar imediatamente neste fim de semana uma plenária estadual de todos os ativistas e grupos da oposição classista para mobilizar a base e impor desde as escolas a paralisação contra os governos petistas que usam índices rebaixados maquiados pelo Ministério da Educação de Lula&Camilo para impor o arrocho salarial, unificando a luta com os servidores federais da educação, como os TAES das universidades.

Os professores do Núcleo dos Trabalhadores em Educação da LBI distribuíram centenas de panfletos na assembleia com o eixo “Unificar as lutas contra Lula, Camilo e Elmano! Deflagrar a greve geral dos servidores públicos para derrotar a política de arrocho salarial dos governos petistas!”, posição que teve ampla simpatia dos setores mais conscientes e lutadores da categoria. Agora a tarefa é ir para as escolas organizar a resistência e lutar pela construção da paralisação na capital e no interior, atropelando na prática o golpe da corrompida direção do Sindicado-APEOC!