quarta-feira, 24 de abril de 2024

PRISÃO DO GENERAL TIMUR EM MOSCOU: VICE MINISTRO DA DEFESA É ACUSADO DE CORRUPÇÃO PELO PRÓPRIO GOVERNO PUTIN, SERÁ QUE FOI ISSO MESMO? 

O Vice-Ministro da Defesa da Rússia, o general Timur Ivanov, foi detido por forças especiais do governo Putin, acusado de ter “recebido subornos”, informou nesta última terça-feira (23/04) o Comitê de Investigação estatal do Kremlin. Timur era o segundo nome na hierarquia militar russa, somente abaixo do general Sergei Shoigu, atual Ministro da Defesa.

Segundo o Porta-voz presidencial Dmitri Peskov, Vladimir Putin foi notificado sobre a prisão do alto oficial. Além disso, acrescentou que o Ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, foi informado antecipadamente sobre a prisão de Timur Ivanov. Timur assumiu o posto como Vice-Ministro desde 2016, responsável por questões relacionadas diretamente as tropas russas e a segurança das instalações do Ministério da Defesa. A nebulosa prisão de Timur ocorre em um momento delicado para o Kremlin, exatamente quando Moscou é atacada em larga escalas por terroristas à serviço do governo fascista de Zelensky e não consegue esboçar uma reação a altura contra Kiev.

É de conhecimento nos meios políticos e militares da Rússia que o general Sergei Shoigu representa uma linha mais moderada no interior das Forças Armadas, o Ministro está sempre disposto a selar um “acordo rebaixado” com a OTAN e os EUA, ao invés de estabelecer um confronto direto para liquidar a ofensiva imperialista na Europa e Ásia. Por isso, a princípio nos parece que a prisão do general Timur está muito mais relacionada a uma “purga” interna no Kremlin, do que um caso de corrupção estatal.