quinta-feira, 4 de abril de 2024

MADURO PROMULGA LEI DA DEFESA DA NOVA PROVÍNCIA DE ESSEQUIBO: PRESIDENTE CHAVISTA TAMBÉM DENUNCIA BASES MILITARES DOS EUA NA GUIANA 

O presidente  Chavista, Nicolás Maduro, acaba de promulgar a lei que cria uma província da Venezuela em Essequibo, região que é um território historicamente reconhecido como sendo da Venezuela. Maduro também denunciou na última quarta-feira a instalação de bases militares secretas dos EUA em Essequibo, território venezuelano ocupado hoje ilegalmente pela Guiana.

Segundo os organismos de inteligência do regime nacionalista burguês Bolivariano, o plano de guerra dos Estados Unidos contra a Venezuela se estende à instalação de bases militares secretas do Comando Sul e da Agência Central de Inteligência (CIA) no território da Guiana Essequiba.

Durante a promulgação da Lei Orgânica para a Defesa da Guiana Essequiba, na sala Elíptica da Assembleia Nacional (Parlamento), o presidente da Venezuela condenou a interferência do governo dos Estados Unidos na disputa com a Guiana, bem como os interesses da transnacional petrolífera ExxonMobil, que procura explorar os extensos recursos energéticos de um território em litígio e ainda a ser delimitado pelos dois países.

A disputa territorial entre Caracas e Georgetown intensificou-se nos últimos anos após a rejeição soberana da Venezuela à decisão da Guiana de dispor unilateralmente de uma grande faixa de mar a ser delimitada para a exploração de recursos petrolíferos, com a participação da empresa norte-americana ExxonMobil. Os Marxistas Leninistas que fazem uma oposição revolucionária de esquerda ao regime nacionalista burguês encabeçado por Maduro, apoiam incondicionalmente a reivindicação do povo venezuelano pela reconquista do Essequibo, perfilando em unidade de ação com o Chavismo diante de qualquer ameaça imperialista.