sexta-feira, 22 de maio de 2020

EUA SE RETIRAM DO “TRATADO DE CÉU ABERTO”: MAIS UM AVISO DE BELICOSIDADE PARA PREPARAR UMA GUERRA CONTRA A RÚSSIA


Nesta quinta-feira (21/05) a Casa Branca, ainda sob o comando do reacionário Trump, anunciou que se retirará unilateralmente do “Tratado de Céus Abertos”, que permite aos Estados participantes do acordo realizar vôos de reconhecimento limitados e desarmados sobre os territórios de outros Estados membros, a fim de coletar dados sobre forças e atividades militares. A possibilidade do “abate de céus abertos” aumenta as tensões que podem desembocar em um grande conflito militar entre os Estados Unidos e a Rússia. O tratado, assinado em 1992 após a dissolução da antiga URSS, estava em pleno vigor desde 2002. Foi ratificado por 34 Estados nacionais, incluindo quase todos os membros da OTAN e da UE, Rússia e a maioria dos países da antiga União Soviética. A retirada do imperialismo ianque “Tratado do Céu Aberto”, que entrará em vigor dentro de seis meses, ocorre em meio a crescentes tensões políticas com a Rússia. Em junho, Washington e seus aliados da OTAN organizarão grandes jogos de guerra a apenas 50 quilômetros de Kaliningrado, um enclave russo na Europa. A mídia russa informa que a OTAN  está convocando uma sessão extraordinária na sexta-feira, 22 de maio, para discutir a situação. A ação de Trump é universalmente vista como um sinal de que os EUA também encerrarão em breve o novo tratado START de 2010 com a Rússia, que limita o número de mísseis nucleares a “somente”1550 para cada país. É o último tratado restante que restringe o arsenal das duas maiores potências nucleares do mundo. A retirada ianque do “Tratado de Céus Abertos” significa que a Rússia e outros Estados membros não podem mais realizar vôos de observação sobre os EUA que fornecem informações, entre outras coisas, sobre as crescentes capacidades nucleares dos EUA. Washington não fornecerá mais aviso prévio a outros países antes de realizar vôos de vigilância ou limitar suas atividades aos ditames estabelecidos pelo tratado. A Casa Branca argumenta que a retirada dos EUA é justificada pela suposta "violação" da Rússia do tratado. "A Rússia não aderiu ao tratado.  Então, até que eles sigam, nós desistiremos, mas há uma chance muito boa de fazermos um novo acordo ou fazer algo para reorganizá-lo ”, afirmou Trump em uma coletiva de imprensa na quinta-feira.

As alegadas violações se referem ao fato de a Rússia ter excluído Kaliningrado, um pequeno pedaço de território russo que confina com a Polônia e a Lituânia, e as repúblicas separatistas da Ossétia e da Abkházia do Sul, no sul do Cáucaso, na Geórgia.  Moscou não permite a vigilância de céus abertos nessas áreas.  Em 2008, a Geórgia provocou uma guerra com a Rússia pela Ossétia e a Abkhazia do Sul com o total apoio dos EUA, levando a OTAN e a Rússia à beira de uma guerra total.

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Alexander Grushko, criticou fortemente a retirada de Washington dos céus abertos. "Nossa posição é absolutamente clara e é invariável: a retirada dos EUA deste tratado será mais um golpe no sistema de segurança militar na Europa, que já está enfraquecido pelos movimentos anteriores do governo”.Indicando que a Rússia também pode se retirar do tratado, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, declarou na quinta-feira que os próprios EUA violaram o tratado.

Desde 2002, os EUA realizaram três vezes mais vôos de reconhecimento sobre a Rússia do que a Rússia nos EUA.  Em 2019, Washington realizou 18 vôos com um limite máximo permitido de 21, enquanto Moscou realizou 7. Em 2020, os EUA devem atingir o limite superior de 21.

A Europa tem sido o principal alvo da vigilância russa sob o céu aberto, com Moscou usando as disposições do tratado para observar o movimento das tropas da OTAN e o aumento das capacidades militares americanas no continente.  Particularmente desde a crise de 2014 na Ucrânia, quando Washington e Bruxelas apoiaram um golpe de extrema-direita e anti-russo em Kiev, os aliados ocidentais realizaram exercícios militares cada vez maiores e mais provocativos na região.

Se a Rússia se retirar do tratado, não poderá mais continuar seus sobrevôos na Europa.  Os signatários europeus também seriam legalmente proibidos de realizar essas missões sobre a Rússia. O governo Trump sinalizou pela primeira vez sua intenção de se retirar do tratado em novembro de 2019. Naquela época, Konstantin Bogdanov, do Centro de Segurança Internacional da Academia Russa de Ciências, alertou: "Não há nada para substituí-lo. "Céu aberto" é um tratado simbólico importante, com enorme significado político”. As potências imperialistas da Europa e os membros da OTAN há muito se opõem à retirada americana do tratado.  A Ucrânia, cuja região oriental de Donbass está envolvida em um conflito entre separatistas pró-ucranianos e pró-russos, também se opôs à revogação dos “Céus Abertos”. Em 12 de maio, o grupo de reflexão da “Rede Europeia de Liderança” publicou uma carta aberta assinada por vários ex-generais de alto escalão da OTAN  que pediam ao governo Trump que continuasse a cumprir o “Céu Abertos”. Apelaram ainda às potências européias para "fazer todos os esforços para permanecer no tratado, mesmo que os Estados Unidos se retirem".

As potências européias, que desempenharam um papel central na realização de grandes exercícios da OTAN nas fronteiras da Rússia nos últimos anos, estão interessadas em manter o tratado, porque isso lhes permite reunir informações militares usando vigilância aérea. Os EUA, por outro lado, têm capacidades de satélite mais avançadas do que as potências européias. Embora totalmente imprudente, a retirada unilateral do tratado faz parte de preparativos sistemáticos do imperialismo norte-americano para uma nova guerra mundial. Desde 2018, Washington baseia oficialmente sua política militar na perspectiva de um "grande conflito de poder", sobretudo com a Rússia e a China. Em 2017, os EUA desistiram do acordo nuclear com o Irã, exacerbando as tensões com a Alemanha e a França e preparando o cenário para um conflito militar aberto com Teerã. No verão passado, os EUA cancelaram o acordo das Forças Nucleares (INF), um sinal claro de que estavam se preparando para a guerra nuclear. Em 2019, Democratas e Republicanos votaram em um orçamento militar de US $ 750 bilhões (o maior da história)que rejeitou explicitamente qualquer tipo de limitação ao desenvolvimento de armas nucleares de "baixo rendimento". Outras potências imperialistas, principalmente a Alemanha, intensificaram seu rearmamento militar. É o prenúncio claro que a profunda crise de superprodução capitalista, na qual a pandemia é apenas uma expressão sanitária para justificar a “queima”de ativos, conduzirá a uma nova guerra mundial pelo controle dos mercados e a disputa final de uma nova hegemonia imperialista global.