quinta-feira, 25 de junho de 2020

CHAZ (EUA) E A COMUNA DE PARIS: DESPERTARAM O ÓDIO DE CLASSE DOS CAPITALISTAS E SEU ESTADO


O movimento fascista ao longo da história, foi visceralmente avesso à qualquer ideia de comuna, entendida como embrião de um novo poder de Estado. As comunas sempre evocam nos fascistas seu medo inato de revoltas populares contra governos capitalistas. O popular musical "Les Miserables", baseado no romance homônimo de Victor Hugo, sobre a França do início do século 19, que viu as pessoas se rebelarem contra os monarquistas ressurgentes após a Revolução Francesa, apresenta uma música sobre as barricadas de uma comuna parisiense.  A música, "Você ouve o povo cantar?", Inclui a seguinte letra:

“Você se juntará à nossa cruzada?
Quem será forte e ficará comigo?
Além da barricada
Existe um mundo que você deseja ver?
Então junte-se à luta
Isso lhe dará o direito de ser livre”.

O ultra reacionário governo Donald Trump, que é essencialmente um embrião do regime protofascista nos EUA, reagiu com um horror esperado ao estabelecimento de uma zona autônoma barricada do Capitólio, ou "CHAZ", dentro de seis quarteirões do leste de Seattle, durante protestos que exigiam o fim da polícia, da brutalidade estatal e outras táticas fascistas da aplicação da “lei e da ordem”.  O CHAZ em Seattle foi declarado por seus moradores, e não por extremistas externos, como alegado por Trump e seus aliados, na sequência de protestos em todo o país pelo “Black Lives Matter” após o assassinato da polícia do afro-americano George Floyd em Minneapolis.Trump ameaçou retomar o controle do CHAZ com tropas federais se a prefeita de Seattle, Jenny Durkan e o governador de Washington Jay Inslee, ambos Democratas não agissem. Essa ação de Trump teria sido inconstitucional mas essas ameaças foi parte integrante do “deslize” de Trump para tentar impor um regime fascista. Não teve o apoio do Pentágono para a ação. Em resposta à ameaça ociosa de Trump, Durkan chamou a área ocupada de uma grande "festa do quarteirão" e disse a Trump para voltar ao seu bunker da Casa Branca. Em 12 de junho, os líderes residenciais de Capitol Hill estavam negociando com o Departamento de Polícia de Seattle para permitir que eles retornassem à estação desocupada de East Precinct, que fica no coração de CHAZ. O CHAZ quase imediatamente provocou a ira das quadrilhas fascistas de vigilantes no noroeste do Pacífico, onde muitos desses grupos são frequentemente dos departamentos de polícia. Um vigilante de direita dirigiu seu carro através de um grupo de manifestantes no CHAZ e atirou em um manifestante à queima-roupa. A rede Fox News começou a alterar seus vídeos para mostrar “gangues antifa", armadas patrulhando dentro do CHAZ. A propaganda da Fox News foi digna daquela divulgada pelas diatribes do ministro nazista da propaganda Joseph Goebbels contra socialistas e comunistas durante os dias agitados da República de Weimar, na Alemanha. A direita fascista nos Estados Unidos, com Trump como seu porta-voz começou a ligar o CHAZ e zonas de protesto autônomas nascentes semelhantes em Nashville, Tennessee e Asheville, Carolina do Norte, a "anarquistas", "antifa" e "comunistas". A narrativa fazia parte de uma propaganda da direita para comparar Seattle e outras zonas de protesto à Comuna de Paris de 1871.

Após a rendição do governo francês às forças prussianas em 1871, membros da Guarda Nacional Francesa e trabalhadores estabeleceram um governo revolucionário dos trabalhadores em Paris.  Todas as leis que perpetuavam o controle militar sobre Paris foram abolidas, tornando a Comuna de Paris não muito diferente da expulsão da polícia da zona CHAZ que havia submetido os moradores do bairro de Seattle Capitol Hill a spray de pimenta, granada de flash bang e outros "não letais" ataques de armas.  Como observada nos protestos pelos direitos civis nos Estados Unidos e na queda de estátuas em homenagem aos políticos segregacionistas da era da Confederação, Christopher Columbus e Jim Crow, a Comuna de Paris destruiu a Coluna Vendôme, que homenageou as vitórias militares do imperador Napoleão. O exército francês entrou em Paris para restaurar o controle do governo  exilado em Versalhes, as comunas de Paris ergueram barricadas para defender a comuna.  Depois que o exército francês derrotou os comunardos, muitos dos revolucionários foram presos e condenados à morte.  Outros foram deportados para colônias francesas como a Nova Caledônia.

Assim como Trump e seus lacaios republicanos chamavam os manifestantes do CHAZ de "anarquistas" e "antifa", o embaixador dos EUA na França na época da Comuna de Paris, Elihu Washburne, se referia aos comunas como "bandidos", "patifes" e "assassinos”. Sempre que o poder é tomado pelo povo das elites burguesas de direita, há sempre uma campanha de propaganda para demonizar ativistas de esquerda nos piores termos possíveis. Foi o caso em 1871 em Paris e atualmente em Seattle em 2020. A história não tem sido “vitoriosa” para as comunidades autônomas. A comuna de Paris em 1871 foi brutalmente derrubada.  A Catalunha revolucionária caiu para as forças fascistas do Generalíssimo Francisco Franco em 1938. A cidade murada de Kowloon foi demolida em 1993 e Free Derry, um enclave nacionalista irlandês na Irlanda do Norte terminou derrotada com  uma invasão maciça das forças armadas britânicas em 1972.  A zona autônoma de austeridade de Exarcheia agora é uma coisa do passado, graças ao atual governo de direita da Grécia. Trump, e seus apoiadores da extrema direita e gangues fascistas de vigilantes armados apontam que o CHAZ poderia seguir o caminho da Comuna de Paris de 1871. É necessário para a classe operária desenvolver uma ampla campanha internacionalista para defender a comuna do CHAZ!