domingo, 7 de junho de 2020

URGENTE CEARÁ: GOVERNO CAMILO SANTANA (PT) REPRIME VIOLENTAMENTE MANIFESTAÇÃO, PRENDENDO ATIVISTAS IMPEDINDO A REALIZAÇÃO DO ATO ORGANIZADO CONTRA BOLSONARO. LIBERDADE IMEDIATA PARA OS MANIFESTANTES POLÍTICOS PRESOS PELA POLÍCIA MILITAR DO PT! 


A manifestação antirracista e pelo “Fora Bolsonaro!”, marcada para a tradicional Praça Portugal em Fortaleza, não pode ser realizada integralmente em razão da selvagem repressão da PM do governador petista Camilo Santana. A Praça Portugal estava completamente cercada por um forte contigente policial por volta das 14horas, quando cerca uma centena de ativistas começaram a chegar no ato se deram conta da impossibilidade de realizar a manifestação pacífica e organizada para marchar até a Praia de Iracema. Mesmo sem conseguir realizar o ato na própria Praça Portugal, o protesto seguiu pacificamente até seu destino final na Praia de Iracema, quando foi covardemente atacado pela Polícia Militar que chegou a realizar mais de uma dezena de prisões. Registre-se que o petista Camilo foi ainda mais feroz na repressão que os direitistas Dória (SP) e Witzel (RJ), tanto que ordenou a proibição do ato pacífico previamente enquanto os governadores do PSDB e PSC recorreram a repressão a posteriori alegando vandalismo de setores mais "radicalizados" em seus estados.


Chama muito a atenção, que o Ceará governado pelo dito “progressista” Camilo Santana, o mesmo que acaba de “liberar geral” o comércio, shopping centers, indústria e construção civil em plena pandemia, impede com desproporcional truculência policial a realização de um protesto pacífico da juventude e movimentos sociais de Fortaleza. No mesmo dia (sábado 06/06) em que o governador anunciou a “liberação geral” da quarentena do estado, anunciou na mídia que não iria permitir protesto algum, ameaçando previamente os movimentos com prisões e repressão.


Nós do núcleo da LBI em Fortaleza, participamos desta manifestação com uma “pequena” mas combativa coluna de militantes e da Juventude Bolchevique, denunciamos vigorosamente a postura reacionária de Camilo Santana, exigindo a libertação imediata dos companheiros presos pela Polícia Militar sob o controle do PT!