segunda-feira, 22 de junho de 2020

DURA REPRESSÃO NO NEPAL: MAOÍSTAS QUE ENCABEÇAM GOVERNO DE COLABORAÇÃO DE CLASSES ORDENAM ATAQUE AOS PROTESTOS EM MEIO A PANDEMIA PARA MANTER A ESTABILIDADE DO REGIME BURGUÊS


Centenas de manifestantes tomaram as ruas da capital do Nepal, Kathmadu, na semana passada exigindo que o governo de colaboração de classes encabeçado pelos maoístas tomassem medidas sociais para enfrentar a epidemia do novo coronavírus que assola o país, como garantir hospitais para todos e auxilio econômico aos doentes. No final de 2017 uma coligação de partidos maoístas encabeçada pelos Partido Comunista Unificado do Nepal (PCN – UML) e o Partido Comunista (CPN), venceu as eleições gerais e indicou o primeiro-ministro, seu principal dirigente público, K.P. Sharma Oli. A vitória dessa “coligação maoísta” foi possível devido sua política de colaboração de classes, que vem de décadas e que agora em plena pandemia demonstra sua verdadeira face repressora a serviço da estabilidade do regime burguês. As manifestações exigem condições básicas para os trabalhadores se manterem em quarentena, imposta pelo governo desde março. Em 18/06 cerca de 500 manifestantes se reuniram em Maitighar Mandala, no coração de Kathmadu, para protestar. A polícia prendeu cerca de dez manifestantes, incluindo sete migrantes, além de tomarem panfletos e faixas dos manifestantes. Antes, no dia 11, os protestos foram reprimidos com canhões de água e gás lacrimogêneo. Conforme o protesto popular foi aumentando em número de pessoas, agentes da repressão começaram a reprimi-lo, enquanto as ativistas se recusavam a deixar o local, mesmo sob ordens da polícia. Os manifestantes se reuniram inclusive em frente à casa do primeiro-ministro maoísta, K.P. Sharma Oli. Sendo vítima de canhões de água, gás lacrimogêneo e de ataques com cassetetes por parte da polícia, o povo nepalês resistiu à força policial e enfrentou a repressão. Milhares de pessoas se encontram em instalações de quarentenas improvisadas pelo governo de colaboração de classes, que se tornaram em pontos de disseminação fáceis do vírus, devido às condições precárias e à falta de instalações de saneamento básico. Lembremos que esse governo foi saudado pelo PCB em 2018 no artigo “Comunistas vencem as eleições gerais no Nepal” em que declara “Duas das principais correntes do comunismo nepalense – os maoístas e o Partido Comunista do Nepal (Unificado Marxista-Leninista) – decidiram ir às urnas juntos e prometeram que iriam formar um novo partido unido depois das eleições. Esse projeto oferecia mais estabilidade, era a demostração de que os comunistas podiam elaborar um programa conjunto e manter a unidade, que seriam capazes de oferecer um governo estável por cinco anos.”. Ao contrário dos Maoístas no Nepal e também no Brasil (A Nova Democracia-Liga Operária), apontamos que as mais elementares tarefas democráticas pendentes (unidade nacional, abolição do latifúndio, liquidação do sistema monárquico) não podem vir pelas mãos de uma aliança dos comunistas com a autodenominada “burguesia progressista” e sim pela revolução proletária em ruptura com a ordem burguesa.


POR QUE OS MAOÍSTAS NEPALESES TRAEM A LUTA PELO SOCIALISMO?

A resposta a esta questão reside na própria estratégia política do maoísmo, herdada do “arsenal” da velha teoria stalinista da revolução por etapas, ou seja, primeiro estabelecer uma unidade com a “burguesia nacional” em nome da “revolução democrática” e depois, muito mais tarde, com o amadurecimento do capitalismo nativo, impulsionar a revolução socialista. A “diferença” entre a teoria clássica estalinista e o maoísmo consiste que este acredita que esta “transição” por etapas deve ser sustentada por uma organização armada que rejeite a via das eleições, como se a tática militar fosse o antídoto para evitar o velho reformismo estalinista.

Os dirigentes do PCN-M estão convencidos de que, depois de anos de luta armada para forçar a queda da monarquia, estão dadas as condições da primeira etapa da revolução e que, para isso, precisam colaborar na construção de um estado capitalista moderno no Nepal. Pela “cartilha” estalinista, complementada pelas teses de Mao Tse Tung que agrega a necessidade da luta de guerrilha popular do campo para a cidade como elemento de pressão sobre os setores reacionários da burguesia, os maoístas fizeram do combate contra a monarquia e não contra o capitalismo e o conjunto do regime político, o eixo principal de sua estratégia, arrastando as massas para esse caminho da colaboração de classes.

Um artigo publicado no Boletim 52 (agosto de 2006) do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos (Cebraspo), impulsionado pela Liga Operária no Brasil, faz um histórico do surgimento dos maoístas do Nepal e reafirma essa plataforma nacionalista-burguesa: “Uma fração de comunistas aplicando a teoria da luta de duas linhas criticou duramente o desvio revisionista do Partido e organizou-se, em 1995, para reestruturar o Partido. Daí surgiu o Partido Comunista do Nepal-Maoísta (PCN-M) que se declarou por um Estado laico, pela abolição da monarquia, por uma nova Assembléia Constituinte e que, no ano seguinte, convocou o povo para a Guerra Popular... No começo não havia mais que 70 militantes integrados no Partido, mas logo já estavam organizados em diversos bolsões de esquerda, com o objetivo de derrubar a monarquia adotando a tática de Mao TseTung de “cercar as cidades a partir do campo”?

Os experimentados dirigentes do PCN-M, presos a essa orientação desastrosa, parecem não entender que para o imperialismo o rei é só uma figura decorativa. A Casa Branca tentará mantê-lo na medida que seja possível, mas podem descartá-lo a qualquer momento que necessitar, com o objetivo de deter o curso revolucionário da luta dos trabalhadores, aceitando inclusive a instauração de uma república burguesa. Justamente por essa política suicida, os maoístas apóiam o acordo nas condições ditadas por Koirala, que os prometeu que a assembléia constituinte discutirá a questão da monarquia como sua prioridade número um, mantendo intacta a própria estrutura da economia capitalista no Nepal. O resultado final dessa aliança é a conformação de um governo de frente popular, um gabinete de unidade nacional, onde os maoístas garantem a base social do governo e os partidos burgueses controlam os ministérios chaves, pavimentando o caminho para a contra-revolução, seja pela via “democrática” ou fascista.

O SIGNIFICADO CONTRA-REVOLUCIONÁRIO DA “REPÚBLICA DEMOCRÁTICA” NO NEPAL

Em entrevista ao jornal Nepal News, em 28/09/2006, o membro do birô político do PCN-M, Baburam Bhattarai, revelou o conteúdo de classe burguês da reivindicação dos maoístas pela assembléia constituinte e a instauração de uma república “democrática”. Questionado sobre a possibilidade da ruptura dos acordos com a ASP, o dirigente maoísta foi categórico: “Isso seria um desastre para o país e para o povo. Não vamos pensar que isso vai acontecer (...) Sabemos que várias forças estão tentando sabotar os acordos, mas a unidade entre os sete partidos, o PCN-Maoísta e a sociedade civil deve ser mantida até a realização de eleições livres e justas para a assembléia constituinte (...) Se a unidade entre os sete partidos, o nosso e a sociedade civil for reforçada, podemos derrotar a monarquia e assegurar o estabelecimento de uma república democrática e a paz no país”. Levando essa posição às últimas conseqüências, o PCN-M defende a instauração de uma república democrático-burguesa para conter a luta das massas no marco da paz entre as classes sociais, da mesma forma como defendia o stalinismo e a oposição burguesa republicana na Espanha na década de 30, responsável pela ascensão do franquismo.

Baburam Bhattarai, quando perguntado se seus militantes voltariam à guerrilha no campo, caso os resultados das eleições da assembléia constituinte não fossem favoráveis ao PCN-M, revelou uma orientação ainda mais escandalosa, completamente adaptada ao regime, seja ele monárquico ou republicano: “De maneira nenhuma. Não voltaremos à selva. Em primeiro lugar pensamos que o povo do Nepal irá apoiar o nosso programa nas eleições para a assembléia constituinte, caso essas eleições forem justas e limpas. De qualquer maneira, assumimos o compromisso de aceitar os resultados das eleições, mesmo que não correspondam à nossa expectativa. Se assim for, continuaremos um combate pacífico até alcançar a mudança progressista que preconizamos”. Por fim, interrogado se os quadros de seu partido “não se importam de operar numa economia de mercado”, Bhattarai respondeu como um típico político nacionalista-burguês “Somos contra uma economia baseada nas forças cegas do mercado. Não há economia de mercado pura em nenhuma parte do mundo. Por interesse nacional, todos os países colocam limites ao mercado (...) Um país pobre como o nosso não pode enveredar por uma absoluta economia de mercado”.

Não por acaso, os maoístas do Nepal são saudados tão entusiasticamente pela Liga Operária do Brasil. Essa corrente maoísta (um racha do arqui-reformista MR8 em meados de 90), igualmente a seus congêneres asiáticos, deliberou no seu III Congresso, realizado em novembro de 2005, que defende o “estabelecimento da República Popular do Brasil”, comprometendo-se a “respeitar e assegurar a propriedade da burguesia nacional (média burguesia), na cidade e no campo”. 

POR UMA REPÚBLICA OPERÁRIA E SOCIALISTA NO NEPAL

A tarefa de enterrar a monarquia deveria ter sido parte de uma uma plataforma diretamente ligada à luta direta pela instauração da ditadura do proletariado, mas desgraçadamente essa não foi a políticas dos Maoístas que optaram por um governo de pacto com a burguesia. As mais elementares tarefas democráticas pendentes (unidade nacional, abolição do latifúndio, liquidação do sistema monárquico) não podem vir pelas mãos de uma aliança dos comunistas com a autodenominada “burguesia progressista”. Esta, assim como sua ala mais reacionária, está umbilicalmente ligada ao imperialismo, que subjugará o país sob a forma de uma república burguesa.

Os explorados nepalenses devem superar os limites políticos impostos por suas direções maoístas, construir um partido operário revolucionário para travar uma luta aberta contra o conjunto da classe dominante, pela sua expropriação, para impor, pela via da revolução proletária, uma república soviética, baseada em conselhos de operários e camponeses pobres.