segunda-feira, 15 de junho de 2020

SARA WINTER É PRESA PELA PF: ESPETÁCULO POLICIAL DO BONAPARTISMO JUDICIÁRIO PARA  "IMPOR LIMITES" AO CLÃ BOLSONARISTA... LUTEMOS PARA QUE AS HORDAS NEOFASCISTAS SEJAM ESMAGADAS PELO MOVIMENTO OPERÁRIO! NENHUMA ILUSÃO NA JUSTIÇA BURGUESA!


A neofascista Sara Winter foi presa pela Polícia Federal, em Brasília, na manhã desta segunda-feira (15). A prisão foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O mandado atende a um pedido da Procuradoria Geral da República (PGR). A militante fascistoide e seus comparsas não tiveram a prisão temporária decretada no âmbito do inquérito sobre fake news e outras agressões a ministros do Supremo. Trata-se outra investigação, aberta a pedido da PGR, sobre movimentos que "atentam contra a democracia." E foi a PGR quem solicitou a prisão. A prisão é temporária. Em dois períodos de cinco dias, pode ficar em cana dez dias no máximo se a preventiva não for decretada. O significado da prisão representa na verdade os limites políticos que a burguesia nacional quer impor a Bolsonaro no marco da solidificação do regime do bonapartismo judiciário iniciado com o golpe parlamentar sofrido pelo governo petista de Dilma Rousseff. Os Marxistas não defenderão nenhum bolsonarista diante da Justiça burguesa e, tampouco, o Bonapartismo Judiciário, alertamos que as manobras de espetáculos jurídico-policiais são uma expressão do regime bonapartista de exceção que vigora no país, após o golpe parlamentar que derrubou o governo do PT. É mais que correto denunciar o judiciário como um órgão da classe dominante voltado a cassar as liberdades democráticas dos trabalhadores (que não é o caso dos bolsonaristas), porém em alto e bom som é fundamental também deixar claro que os revolucionários não defendem esses vermes reacionários diante da decisão judicial do STF. Alertamos mais uma vez que a vanguarda combativa do proletariado não pode depositar nenhuma ilusão na justiça burguesa. Lembremos que Winter é líder do grupo 300 do Brasil, a horda fascista que apoia Bolsonaro em Brasília, em um acampamento que defende o treinamento armada dos bolsonaristas. Ao todo, seis pessoas foram presas. No último sábado (13), cerca de 30 apoiadores do presidente Bolsonaro lançaram fogos de artifícios contra o prédio do STF. A ação durou ao menos cinco minutos. Os apoiadores do presidente em tom de ameaça, perguntavam se os ministros tinham entendido o recado e mandaram que eles se preparassem. O ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito no STF sobre disseminação de fake news e ofensas a autoridades, também repudiou agressões “O STF jamais se curvará ante agressões covardes de verdadeiras organizações criminosas financiadas por grupos antidemocraticos que desrespeitam a Constituição Federal, a Democracia e o Estado de Direito. A lei será rigorosamente aplicada e a Justiça prevalecerá”, publicou em uma rede social. Obviamente não cabe aos Marxistas Revolucionários nenhuma defesa da instituição STF, um “supremo” instrumento do neoliberalismo contra as conquistas operárias. A alternativa política que o proletariado deve apresentar diante da crise institucional deve ser a demolição da república do capital e todas suas instituições! 

Os Marxistas da LBI foram os primeiros que denunciaram o Bonapartismo Judiciário como um instrumento do imperialismo ianque para impor um golpe institucional no Brasil em 2016. Sabemos bem que a prisão de Sara Winter faz parte de mais um espetáculo midiático para tirar o foco nacional da grave crise política e econômica por que passa o país no curso da pandemia. Mas tampouco nos colocamos pela defesa do neofascista Winter. A luta de classes não avançará por meio de nenhum “braço” do Estado Burguês, muito menos do sistema judiciário! Somente a ação direta das massas e seus organismos poderá derrotar as (contra)reformas e instaurar um novo regime político dos trabalhadores: o socialismo!

A vanguarda combativa do proletariado não pode depositar nenhuma ilusão na justiça burguesa, tampouco podem defender reacionários fascistas. Os genuínos Trotskistas não defendem a “livre expressão” do fascismo! Ao contrário, intervém nos protestos e manifestações para apresentar uma plataforma revolucionária que una a luta pelas liberdades democráticas do povo trabalhador no sistema capitalista ao combate para derrotar a burguesia e seu regime senil de conjunto, demonstrando que as posições reacionárias dos partidos burgueses são as expressões mais cruentas de seu desejo de “eliminar” os trabalhadores por meio da fome, miséria, do desemprego e da exploração capitalista! Para os Marxistas Revolucionários é necessário ir muito além do rechaço democrático a Bolsonaro. PT, PCdoB e o PSOL, apoiaram acriticamente as ações do STF e a operação desencadeada pela PF a pedido da Suprema Corte que prendeu a bolsonarista Sara Winter. Seria inócuo se não fosse profundamente equivocado politicamente semear ilusões no Judiciário burguês para que ele leva a cabo uma tarefa que é do movimento operário. A tradição programática da Esquerda Revolucionária passa bem longe desta panaceia, considerando que fascistas devem receber outro “tratamento” por parte do movimento operário organizado a partir de seus próprios métodos de luta. Como nos ensinou o grande mestre Trotsky: “Com fascistas não poderá haver relação alguma democrática, devemos enfrentá-los com metralhadoras e porretes”. 

Os Leninistas nunca foram defensores da democracia como um valor universal e muito menos reféns da legalidade burguesa, ainda mais quando se trata do combate de classe contra os bandos fascistas em plena atividade. Esta é exatamente a essência do novo regime vigente no país, o bonapartismo judiciário (com apoio da cúpula militar) atuando exclusivamente para proteger os verdadeiros criminosos neoliberais que pretendem entregar as riquezas do Brasil aos rentistas do cassino de Wall Street. Calemos Bolsonaro e sua horda fascista pela força da ação organizada da classe trabalhadora sem depositar nenhuma ilusão na justiça burguesa, na PF e em seu Estado repressor! Somente a mobilização direta das massas será capaz de derrotar o Estado de exceção em pleno curso no país, cujo objetivo final é retirar direitos sociais e garantias democráticas do povo brasileiro para favorecer rentistas internacionais!