terça-feira, 2 de junho de 2020

ABERTO O DEBATE: O CONFINAMENTO É UMA DURA MEDIDA DE CONTROLE SOCIAL OU UMA AÇÃO SANITÁRIA EFICAZ CONTRA A PROPAGAÇÃO DO CORONAVIRUS?



As manifestações multitudinárias nos EUA que adentram no 8º dia hoje romperam na prática o chamado “isolamento social” no país mais atingido pela pandemia no planeta. Milhares de pessoas saíram às ruas em várias cidades dos Estados Unidos, colocando em movimento a força dos explorados contra a repressão policial e o racismo. Essa luta em curso, além de colocar em xeque o conjunto do regime político burguês no coração do imperialismo ianque, rompeu de fato com a orientação da OMS, seguida cegamente pela esquerda reformista, do “fique em casa!”, o que na prática significa o confinamento social e a inação política dos trabalhadores atacados duramente pelos governos burgueses no curso da pandemia. Os dados de mortes e casos de COVID-19 nos EUA durante os próximos dias podem responder concretamente a essa questão crucial: o “isolamento” (controle) social inibe de fato a propagação do vírus (um mantra repetida a exaustão pelos reformistas) ou é apenas uma arma paralisante da burguesia contra a ação do movimento de massas durante a Pademia. Pela tese disseminada pela OMS, como milhares de pessoas estão nas ruas em passeatas e protestos nas principais cidades ianques, haverá necessariamente um aumento descomunal do número de mortes no EUA devido à ampliação do contágio. Analisar esses dados estatísticos criteriosamente será decisivo para tirar lições políticas do que realmente está por trás da peste do Coronavírus. Para clarificar esse debate, o BLOG da LBI reproduz as reflexões científicas do biólogo francês M. Zelmat, do Laboratory of Clinical Biology.  Este afirma que o confinamento social não é uma medida apropriada para o tratamento do Coronavírus e lança esclarecedor debate sobre os verdadeiros interesses da OMS.  

----------------------------------------------

O CONFINAMENTO É UM “GOLPE LETAL NA SAÚDE DO SÉCULO XXI”


O confinamento é um “golpe letal na saúde do século XXI '', afirma o biólogo M.Zelmat, em um criterioso artigo científico publicado na França

Em um artigo científico devastador, o biólogo francês M. Zelmat pede que os funcionários da OMS e do Imperial College London sejam interrogados e, se necessário, processados por impor o confinamento social ao mundo.

O confinamento não é uma medida apropriada para o tratamento do coronavírus, acrescenta ele.

O cientista, que trabalha no laboratório de Biologia Clínica do Hospital Center, publicou suas conclusões em "Medicina Baseada em Evidências", embora também tenham sido submetidas ao British Medical Journal e estejam aguardando revisão.

De acordo com Zelmat, a taxa de mortalidade pelo coronavírus é quase igual ou inferior à da gripe.  De acordo com as evidências científicas existentes, o vírus é benigno, 99% dos pacientes se recuperam e 85% são afetados por uma forma benigna, sem contar as formas assintomáticas, que atingem entre 80 e 85% dos casos na população.

Zemar acrescenta que o sistema hospitalar dos países não está sobrecarregado somente pelo Covid, mas porque a saturação "diz respeito a poucos hospitais públicos bem equipados para atender o grande contigente da população, isso somente pode ser contornado emergencialmente com medidas sanitárias razoáveis ​​para administrar essa epidemia, como indicamos e como foi realizado na Suécia".

O autor do artigo recomenda que a OMS se submeta a uma reforma radical e afirma que “o confinamento é realmente o golpe letal na saúde do século XXI, e deve ser investigado criminalmente.

Zelmat conclui que, na medicina, o isolamento, a quarentena e o confinamento da população em geral não são apenas heresias (já que não existem na medicina, epidemiologia, infectologia ou saúde pública), mas não se baseiam em nenhuma evidência científica.

"Na medicina, não podemos e não temos o direito de implementar um tratamento ou uma medida preventiva se não for baseada em evidências", diz ele.  O confinamento é muito perigoso para a saúde, a economia, a educação e a paz.  Os governos devem ouvir os verdadeiros especialistas (que colocam a saúde pública acima dos interesses privados), interromper imediatamente todas as medidas de contenção e reabrir tudo (economia, serviços médicos hospitalares, educação etc.), porque nada neste vírus os justifica.  .

Na população em geral, esse vírus é benigno e não muito perigoso, pois é tolerado.  Causa 85% das formas benignas, 99% das pessoas infectadas se recuperam, não é um perigo para jovens e crianças (ao contrário da gripe), sua taxa de mortalidade é semelhante à da  influenza ou até mais baixa e muito menor do que a dos coronavírus que apareceram em 2003 (10%) e 2012 (30%).

Todos os anos, o vírus da gripe infecta 1 bilhão de pessoas em todo o mundo e mata 650.000, e a tuberculose, que está entre as dez principais causas de morte no mundo e é muito mais contagiosa (um paciente não tratado  pode infectar 10 a 15 pessoas), causa 10,4 milhões de casos e mata 1,8 milhão de pessoas.

Quase todos os países do mundo responderam ao coronavírus usando uma medida, até então desconhecida na medicina.  É a primeira vez na história da humanidade que esse confinamento ocorre, e temos contatado não por planilhas de estatística baseadas em projeções abstratas e totalmente arbitrárias, que o isolamento só facilitou a extensão da pandemia.