terça-feira, 3 de novembro de 2020

“AUTONOMIA” DO BANCO CENTRAL: BOLSONARO VAI ENTREGAR FORMALMENTE AOS ABUTRES RENTISTAS O CONTROLE DO QUE LHE "PERTENCE" DE FATO HÁ DÉCADAS

O projeto que prevê a "autonomia" do BC deverá ser votado nesta terça-feira (3) pelo Senado. Para o líder do governo Bolsonaro, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), a votação será “uma sinalização importante para o mercado neste momento”. A medida prevê que os dirigentes da instituição tenham mandatos fixos de quatro anos e não coincidentes ao do presidente da república, com possibilidade de serem reconduzidos ao cargo por uma segunda vez. Bolsonaro vai entregar formalmente aos abutres rentistas o controle que já lhe pertence há décadas. 

No Brasil, o Banco Central é controlado de fato há várias décadas por tecnocratas do mercado financeiro, mas que formalmente prestam alguma obediência ao presidente da república. Um exemplo é que no primeiro governo da Frente Popular Lula indicou um subrentista do Bank of Boston para presidir a autarquia, tratou-se de Henrique Meireles. Não por coincidência, a “carteira” internacional chefiada muitos anos por Meireles no Banco of Boston foi comprada depois pelo Banco Itaú cujo executivo controlou o BC no governo Temer. Na gestão Dilma Roussef era o Bradesco quem dava as cartas. Atualmente, com Bolsonaro, quem o preside é Roberto Campos Neto, ligado ao Santander. 

Seria completamente ingênuo e estúpido pensar que sob os governos do PT o BC não esteve sob as rédeas do mercado financeiro, é só o olhar a monopolização do setor e o tremendo crescimento dos lucros dos bancos na última década. Agora os rentistas querem “dobrar a aposta”, pretendem “indicar” diretamente o presidente do BC. Somente a organização e ação independente do proletariado poderá barrar a sanha aguçada do capital financeiro. 

Desde essa tribuna de denúncia é preciso propagandear que somente a revolução socialista poderá garantir a expropriação da burguesia e a estatização dos meios de produção, colocando todo o sistema financeiro sob controle do proletariado, para extirpar o câncer da agiotagem que saqueia o bolso dos trabalhadores em favor dos “barões” capitalistas. 

Somente a estatização dos bancos, sob o controle dos trabalhadores, com o confisco de suas “carteiras” e fundos no exterior centralizadas em um banco estatal único, sem indenização alguma, poderá garantir o crédito negativo e subsidiado para a utilização do proletariado e das pequenas e médias empresas.