domingo, 29 de outubro de 2023

IRÃ DENUNCIA: 5 MIL SOLDADOS DOS EUA PARTICIPARAM NA PRIMEIRA INCURSÃO POR TERRA FRACASSADA A FAIXA DE GAZA

Na tarde de sexta-feira (28/10), o exército israelense lançou uma operação militar contra a Faixa de Gaza, atacando simultaneamente por terra, água e ar. A mídia sionista anunciou a operação frustrada. Não esconderam que o exército israelense contava com o apoio das tropas norte-americanas. Durante a noite, os militares israelense divulgaram vídeos mostrando grandes concentrações de tanques e veículos blindados realizando uma ofensiva na Faixa de Gaza. Os palestinos relataram que até as 23hs haviam destruído ou desativado pelo menos 30 tanques israelenses e veículos blindados de transporte de pessoal somente em Beit Hanun e Al-Brijah.

Ismail Haniyeh, chefe do gabinete político do Hamas, confirmou no seu blog que os Batalhões Al Qasim conseguiram conter o ataque terrestre israelita em todas as frentes. Na manhã seguinte, o gabinete do porta-voz do exército israelense mudou a história: não houve ofensiva, apenas uma “incursão prolongada” em Gaza com a orientação dos EUA.

Ao mesmo tempo, Ali Baraka, um dirigente do Hamas no estrangeiro, declarou que a tentativa de ofensiva terrestre de Israel na Faixa de Gaza a partir de três direções falhou e que os israelenses sofreram pesadas perdas. Por seu lado, a agência iraniana Tasnim, citando informações recebidas de fontes dos órgãos de segurança do Estado, indicou que cerca de 5.000 soldados norte-americanos participaram na operação terrestre frustada na Faixa de Gaza juntamente com unidades do exército israelense.

A agência acrescentou que outras fontes acrescentaram que a operação contra Gaza envolveu “três divisões e várias brigadas” do exército norte-americano. Segundo Tasnim, Israel está tentando dividir a Faixa de Gaza em duas, ou mesmo três zonas, entrando nesses territórios, e depois entrando na próxima fase da guerra contra a Palestina, contando com a eliminação das ligações entre os grupos armados palestinos, o que não ocorreu pela força da resistência em Gaza!