terça-feira, 24 de outubro de 2023

QUAIS SÃO AS ORGANIZAÇÕES QUE COMPÕE O COMANDO DA RESISTÊNCIA PALESTINA ARMADA EM GAZA? UMA RECENTE UNIDADE FORJADA PARA A VITÓRIA! 

O vitorioso ataque da resistência palestina ocorrido em 7 de Outubro contra o enclave sionista de Israel foi sincronizado por quatro organizações políticas armadas: Hamas, Jihad Islâmica Palestina, Frente Popular para a Libertação da Palestina e o “racha” Frente Popular para a Libertação da Palestina (Comando Geral).

As quatro organizações estavam em desacordo há vários anos, especialmente por causa da Guerra civil na Síria, e foi o Irã que as uniu para a heróica empreitada. Em meados deste ano, o General Ismail Qaani, comandante maior da Guarda Revolucionária Iraniana, reuniu-se em Teerã para estabelecer a coordenação da ofensiva.

Embora tenha alguns acordos com o Hamas, a Jihad Islâmica é uma organização distinta em seus propósito, que surgiu no final da década de 1970 para promover diretamente a luta armada contra os genocidas israelenses. Foi fundada por Fathi Shiqaqi, um antigo membro palestina da Irmandade Muçulmana, e teve uma evolução programática semelhante à do Hamas e do Hezbollah, da denominação religiosa ao nacionalismo político e à coordenação de suas atividades com o Irã no Médio Oriente.

A Jihad é menos numerosa que o Hamas e atualmente é liderada por Ziad Al-Najala, que vive exilado no Líbano. Em 1992 criou o seu braço armado, as Brigadas Al Quds, e que devem ser diferenciadas das Brigadas Ezzedin Al Qassam, o braço armado do Hamas. Na Cisjordânia lidera a luta armada contra Israel desde 2021, especialmente com ataques surpresa de “lobos solitários”. Trabalha pela unificação das fileiras palestinas e define-se como uma “organização nacionalista islâmica e movimento de libertação”. Tal como o Hamas, tem o apoio do Irã e mantém laços com o Hezbollah. Os seus membros mais preparados provêm de um grupo pertencente ao Fatah, o partido de Yasser Arafat e Mahmoud Abbas. Desde 1997 está na lista negra de “organizações terroristas” dos Estados Unidos, da União Europeia, do Reino Unido e de Israel.

No último dia 4 de outubro, poucos dias antes do último ataque ao Estado terrorista Israel, o comando da Resistência Palestina celebrou o aniversário da fundação de suas organizações exibindo nas ruas da Faixa de Gaza, mísseis, foguetes e drones durante um desfile que reuniu vários milhares de combatentes dispostos a dar sua vida para extirpar do Oriente Médio o câncer sionista, gerado no ventre do imperialismo ianque.