segunda-feira, 23 de outubro de 2023

COMUNICADO DA FRENTE POPULAR DE LIBERTAÇÃO DA PALESTINA – FPLP

O Blog da LBI reproduz o comunicado da FPLP sobre a guerra em curso na Palestina. Ainda que não tenhamos acordo integral com seu conteúdo político e programático, o chamado a resistência mundial lançado por essa organização laica que se reivindica Marxista é um passo fundamental da luta por fortalecer o combate internacionalista proletário ao enclave terrorista de Israel e a trincheira pela vitória militar da Resistência Palestina!

Às massas firmes e resistentes do nosso povo palestino,

Às massas da nossa Nação Árabe,

Aos Povos Livres do mundo!

A façanha da "Inundação de Al-Agsa" executada pela Resistência Palestina em Gaza é apresentada como um marco qualitativo na luta nacional palestina, que se arrasta há mais de um século para alcançar os seus legítimos direitos de liberdade, independência e autodeterminação. Os bombardeios sem precedentes levados a cabo pela máquina de guerra sionista contra o nosso povo na Gaza sitiada, que se traduziram numa multiplicidade de massacres, no bombardeio de casas com os seus habitantes no interior, na demolição de zonas residenciais inteiras, no ataque a equipamento médico e informativo, no corte do abastecimento de água, eletricidade, combustível e alimentos, não passam de tentativas falhadas de desenhar uma falsa imagem de vitória sobre os cadáveres e o sangue das nossas crianças, mulheres e idosos. É também a exploração da versão ocidental-americana que visa destruir completamente a causa palestina, que é a renovação do velho projeto do governo de Netanyahu que visa pôr fim ao conflito anexando a Cisjordânia, judaizando Al-Agsa e executando os prisioneiros.

Tornou-se essencial intensificar o apoio e a solidariedade com o nosso povo em Gaza, a nível palestino, árabe e internacional. Por conseguinte, a Frente Popular de Libertação da Palestina lança este importante apelo: 

Apelamos às massas do nosso povo, onde quer que se encontrem, tanto na pátria como na diáspora, para que saiam à rua de forma plena e maciça, para que se levantem contra a ocupação e a enfrentem abertamente, expressando assim o seu estado de coesão com o nosso povo de Gaza na sua batalha. 

Apelamos ao nosso povo na Cisjordânia, dentro de "Israel", e aos filhos da nossa nação árabe para que organizem urgentemente comboios de abastecimento para Gaza, dando prioridade aos materiais médicos e ao combustível.

Apelamos às forças nacionais, nacionalistas, progressistas, de esquerda e povos livres, tanto árabes como internacionais, e aos simpatizantes de todo o mundo para que organizem manifestações diante das embaixadas do inimigo, das embaixadas dos países que participam na agressão e das instituições internacionais de todo o mundo para denunciar os crimes da ocupação e rejeitar as relações internacionais e a cumplicidade com a entidade sionista.

A necessidade de as instituições internacionais e de direitos humanos documentarem os crimes da ocupação fascista e os exporem ao mundo. Exortamos a comunidade internacional a assumir as suas responsabilidades, a saldar as suas dívidas, a condenar os atos brutais cometidos pela entidade sionista contra civis desarmados em Gaza e a unir os esforços de todas as forças da oposição para enfrentar a ocupação e assim defender a narrativa palestina contra a falsa narrativa sionista. Afirmar que o que a Resistência está a fazer é autodefesa e que se trata de uma resposta natural à ocupação e à agressão contínuas.

Apelamos ao Tribunal Penal Internacional para que abra uma investigação sobre os massacres e os crimes de guerra cometidos pela ocupação sionista na Faixa de Gaza.

O comportamento hostil norte-americano e ocidental, que está alinhado com a entidade sionista contra o nosso povo e é cúmplice da sua agressão, e continua o seu passado colonial de agressão e guerras de extermínio, e todas as posições hostis da Europa em relação aos direitos do nosso povo, devem ser confrontados.

A injusta comunidade internacional tem de acabar com os seus dois pesos e duas medidas. Este mundo que lamenta as capturas nos colonatos que rodeiam Gaza... não quer ver que há 7.000 prisioneiros palestinos perecendo há décadas nas prisões da ocupação? Este mundo não percebe que o problema reside na permanência de uma ocupação que agride a nossa terra e a sua inviolabilidade há 75 anos? Continuar a manter esta duplicidade de critérios perante a violação sangrenta dos direitos do nosso povo só conduzirá a mais sangue e fogo.

O nosso heroico povo palestino da inabalável Gaza está a ser exposto a uma guerra de extermínio que faz estremecer a humanidade. Isto impõe-nos uma ação e uma revolta urgentes contra a criminalidade sionista e os seus apoiantes, especialmente porque a administração dos EUA e o sistema ocidental estão alinhados até ao ponto de compartilhar com a entidade sionista que continue a cometer crimes contra o nosso povo.

Frente Popular de Libertação da Palestina

21 de Outubro 2023