terça-feira, 3 de outubro de 2023

“LUA DE MEL” ENTRE CAMPOS NETO E LULA: PRESIDENTE DO BC DECLARA QUE PETISTA “ESCUTA MAIS O MERCADO” QUE BOLSONARO

Em entrevista concedida ao programa "Conversa com Bial", da TV Globo, o presidente do Banco Central, o representante dos rentistas Roberto Campos Neto, abordou as diferenças em suas conversas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Campos Neto observou que Lula demonstra maior disposição para ouvir e paciência para as conversas, contrastando com Bolsonaro, a quem descreveu como "disperso". Segundo reportagem do Valor, Campos Neto explicou que teve a oportunidade de conversar com Lula em duas ocasiões, uma delas ocorrida no final do ano passado e outra mais recentemente. Nas palavras do presidente do Banco Central: "O Lula gasta mais tempo prestando atenção no que você fala, dedica mais tempo e tem mais paciência para as conversas. O Bolsonaro era mais rápido, eu sabia que quando tinha uma conversa com ele eu tinha três minutos para falar alguma coisa, depois dos três minutos seria mais difícil porque ele ficava mais disperso". Para o bom entendedor "meia palavra basta", fica evidente que nesta fase de "lula de mel" entre Lula e Campos Neto, o presidente do BC elogia o petista por escutar com atenção a voz do "Deus Mercado", do qual Campos Neto é um de principais representantes do rentismo no Brasil.

LEIA TAMBÉM: LULA E A FAKE POLÊMICA DOS JUROS ALTOS: CAMPOS NETO É FIEL AS DIRETRIZES NEOLIBERAIS DO GOVERNO BURGUÊS DA FRENTE AMPLA

Campos Neto também mencionou uma recente reunião no Palácio do Planalto, em Brasília, na qual participou junto a Lula e Fernando Haddad, um gesto de aproximação após meses de críticas do presidente Bolsonaro à política de juros do Banco Central. Ele descreveu a conversa com Lula como "longa" e que durou uma hora e meia, ressaltando que ouviu mais do que falou, indicando a importância de entender e se adaptar à forma de comunicação de cada pessoa.

Campos Neto também destacou seu relacionamento com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a busca por um terreno comum no governo, mesmo considerando suas diferenças de pensamento que estão cada vez mais em sintonia.