sábado, 14 de outubro de 2023

IRÃ E HAMAS LANÇAM COMUNICADO CONJUNTO: “HAVERÁ CONSEQUÊNCIAS DE LONGO ALCANCE SE OS CRIMES DE GUERRA DE ISRAEL NÃO PARAREM!”

O ministro das Relações Exteriores do Irã manteve uma reunião neste sábado (14/10) à noite com o chefe do movimento islâmico Hamas, Ismail Haniyeh. A reunião aconteceu na capital do Catar, Doha. A agência iraniana Tasnim divulgou imagens da reunião. Um vídeo mostra o chefe do Hamas dando as boas-vindas ao ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, que assim concluiu a sua viagem que incluiu também a Síria, o Iraque e o Líbano no âmbito da qual se reuniu com autoridades destes países árabes, bem como com líderes do movimento xiita libanês Hezbollah para enfrentar a escalada do conflito entre Israel e o Hamas. No comunicado conjunto os dois declaramam que “concordaram em continuar a cooperar para alcançar objetivos comuns". Amir Abdollahian descreveu o ataque lançado em 7 de outubro contra Israel como uma “vitória histórica” que marcou um retrocesso na ocupação israelense do território palestino e ambos declararam para “consequências de grande alcance se Israel não cessar os seus ataques contra a Faixa de Gaza que são verdadeiros crimes de guerra”. Trata-se uma importante reunião para traçar os próximos passos da unidade contra a ocupação sionista que prepara a invasão por terra, ar e mar da Faixa de Gaza para as próximas horas, ação genocida que deve ser respondida à altura!

"Se os crimes de guerra do apartheid e do genocídio não acabarem imediatamente, a situação poderá sair do controle e ter consequências de longo alcance, cuja responsabilidade cabe à ONU, ao Conselho de Segurança e aos Estados que conduzem o Conselho para um beco sem saída” diz o comunicado

Na sexta-feira, o chefe da diplomacia iraniana  não descartou a abertura de outras frentes contra Israel, ao mesmo tempo que atacou os EUA, sublinhando que o apoio “ilimitado” de Washington irá piorar ainda mais a situação.

Durante a sua visita à capital libanesa, Beirute, o ministro dos Negócios Estrangeiros persa  declarou neste sábado que vários grupos de combatentes aliados de Teerã no Médio Oriente estão “ totalmente preparados ” para responder a qualquer hostilidade por parte da ocupação sionista.

Da mesma forma, Amir Abdollahian informou que se reuniu com líderes do Hezbollah e afirmou que  esta organização “está em excelentes condições e totalmente preparada para responder aos atos criminosos da entidade sionista”. Acrescentou que a própria força militarizada “decidirá se a guerra se expandirá ou se novas frentes serão abertas”.