sábado, 20 de novembro de 2021

CASA BRANCA NÃO RECONHECE ELEIÇÕES NA NICARÁGUA, LIT-PSTU AFIRMA QUE FOI FARSA ELEITORAL: "PAPAGAIOS" MORENISTAS MAIS UMA VEZ DE MÃOS DADAS COM O IMPERIALISMO IANQUE

A LIT e o PSTU acabam de lançar o artigo “Nicarágua: Diante da farsa eleitoral, resta organizar a rebelião contra a Ditadura” (19.11.2021). Dias antes a Casa Branca havia lançado um comunicado em que não reconhecia os resultados das eleições e impunha uma série de sanções ao país. Em resposta o presidente eleito, Daniel Ortega, dirigente da FSLN, rompeu com a OEA, o ministério das colônias do imperialismo ianque. Depois de se aliar com os agentes do imperialismo em Cuba, agora os Morenistas estão de mãos dadas com a Casa Branca na Nicarágua! Mas segundo as LIT “O que existe na Nicarágua é uma ditadura capitalista a serviço dos interesses do imperialismo norte-americano. Devemos combater qualquer posição que defenda a ditadura da FSLN como anti-imperialista, mostrando que a realidade econômica e política do país mostra, que ao contrário, é política desse governo aprofundar os laços com o imperialismo.”

Não nutrimos a menor simpatia política pelo atual governo burguês da FSLN, que "entregou e enterrou" a grande maioria das conquistas da grande revolução armada que derrubou o ditador Somoza em 1979. Desgraçadamente Ortega seguiu os conselhos contrarrevolucionários do Castrismo e negou-se a "transformar a Nicarágua em uma nova Cuba". De lá pra cá, a FSLN converteu-se em uma organização pequeno burguesa, alinhada ao "regime da Democracia dos Ricos", e compondo seu governo de "União Nacional" com setores capitalistas nativos.

Uma questão porém é estabelecer a oposição da classe operária ao Sandinismo, outra completamente distinta é lutar contra o governo Ortega na mesma trincheira da reação local e do imperialismo ianque, como faz vergonhosamente a LIT e sua pequena seção no país, que afirma assim como faz na Venezuela, que o governo Ortega é uma ditadura assassina que deve ser derrubada imediatamente, chamando inclusive a unidade de ação com a direita! O grupo Resistência (PSOL) segue na Nicarágua os passos vergonhosos do Morenismo.

O Sandinista Ortega, uma espécie de "Chavez que já foi Fidel", apesar de sua "dura" política econômica monetarista que não pretende quebrar o pacto capitalista celebrado com a velha burguesia somozista, sofre uma oposição cerrada dos setores patronais diretamente vinculados ao imperialismo ianque, inconformados com os sucessivos êxitos eleitorais de Daniel e sua esposa. 

Os Marxistas Revolucionários que não nutrem a menor simpatia política pelo "Neosandinismo", responsável por sufocar a maioria das conquistas da gloriosa revolução nicaraguense de 1979, não podem apoiar as iniciativas "populares" da reação burguesa impulsionadas pelo Departamento de Estado dos EUA, por mais justas que sejam as críticas a seu governo. Como Lenin nos ensinou "o pior inimigo dos povos é o imperialismo", com Ortega, Maduro ou Assad nos entrincheiramos para derrotá-lo, porém com nossa própria política e os métodos de combate revolucionário da classe operária mundial!