quarta-feira, 24 de novembro de 2021

LULA “ENQUADRADO” PELO IMPERIALISMO SOBRE A NICARÁGUA: “SE O DANIEL ORTEGA PRENDEU A OPOSIÇÃO PARA NÃO DISPUTAR A ELEIÇÃO ELE ESTÁ TOTALMENTE ERRADO”... PETISTA “SÓ” NÃO DISSE QUE OPOSITORES SÃO PATROCINADOS PELA GOLPISTA EMBAIXADA DOS EUA! 

Depois do PT desautorizar a nota em solidariedade a Nicarágua de seu secretário de relações internacionais foi a vez do próprio Lula se distanciar da suposta “ditadura de Ortega”. O petista disse em entrevista ao El País, jornal que representa as posições do imperialismo espanhol, que todo político que se acha insubstituível transforma-se num pequeno ditador e acrescentou “Se o Daniel Ortega prendeu a oposição para não disputar a eleição, como fizeram no Brasil contra mim, ele está totalmente errado.” Essa posição do PT e de Lula demonstra claramente a subordinação a pressão da Casa Branca e da OEA contra as eleições na Nicarágua que elegeram Ortega, inclusive impondo severa sanções ao país. Os presos políticos defendidos por Lula são agentes da CIA no país, é uma oposição de direita que vem sendo financiada pelo Pentágono. 

Um exemplo é a ex-guerrilheira nicaraguense Dora María Téllez e seu partido anti-sandinista MRS que se aliaram à direita e se tornaram informantes golpistas da embaixada dos Estados Unidos. Sob a liderança de Téllez e seus colegas, o MRS desenvolveu uma relação estreita com a oligarquia de direita na Nicarágua. 

Ele também colaborou extensivamente com o governo dos Estados Unidos, trabalhando com membros neoconservadores do Congresso e com o lobby de mudança de regime de Miami, ao mesmo tempo em que arrecadava fundos de organizações intervencionistas americanas. A embaixada afirmou claramente que “a posição do governo dos Estados Unidos [é] que o MRS é uma opção viável e construtiva, com a qual os Estados Unidos teriam boas relações”. 

Lula também tergiversou sobre Cuba e não defendeu a repressão aos protestos contrarrevolucionários na Ilha em mais uma prova que o PT cada vez mais adere a pressão da social-democracia contra o Estado Operário.